Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.

Farinhas especiais: conheça as opções para panificação

farinhas especiais - na imagem tem 4 potes com farinhas

O pão faz parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros. Pão francês, brioche, pão 7 grãos e pão de leite são apenas algumas das opções possíveis, agradando todos os gostos. Entre os ingredientes básicos da panificação estão as farinhas especiais.

O tipo e a qualidade da farinha utilizada faz toda a diferença no resultado final do produto, por isso, ela será o grande foco deste artigo. E se você acha que as farinhas especiais são derivadas apenas do trigo, continue a leitura para conhecer as principais opções de farinhas especiais para panificação com e sem glúten.

Confira!

 

Tipos de farinhas especiais

A farinha é responsável por dar forma e consistência ao pão, sendo classificada em vários tipos. As farinhas especiais de trigo, por exemplo, possuem a maior porcentagem de glúten, o que confere mais elasticidade, maciez, cor e sabor à massa.

Além dos pães produzidos com as farinhas especiais com glúten, disponibilizar produtos sem essa proteína possibilita atender um número maior de clientes que são portadores de doença celíaca ou possuem sensibilidade ao glúten. 

Por isso, a seguir vamos mostrar as farinhas especiais mais utilizadas para a panificação. 

 

Opções de farinhas com glúten 

Farinha integral de trigo

Farinhas especiais - Farinha integral de trigo

A farinha integral de trigo é um dos itens que pode ser utilizada na panificação, sendo resultado da moagem do grão inteiro, incluindo o gérmen e o farelo, que são as suas partes mais nutritivas. Ela tem um alto teor de fibras e apresenta uma coloração mais escura e grãos mais grossos. 

A CISBRA disponibiliza essa farinha nas seguintes granulometrias: fina, média, grossa, laminada e fragmentada. 

 

Farinha de aveia

Farinhas especiais - farinha de aveia

A farinha de aveia é um ingrediente muito conhecido na fabricação de pães, biscoitos e bolos como um substituto da farinha de trigo. Entre as principais características podemos destacar o fato de que ela é muito versátil, podendo ser utilizada em uma grande variedade de alimentos.

Considerado um superalimento, a aveia possui muitos nutrientes, como ferro, cálcio, vitaminas e minerais. Além disso, por ter um alto teor de fibras solúveis, a aveia ajuda a controlar o colesterol LDL (considerado “ruim”) e o nível de açúcar no sangue.

A CISBRA disponibiliza a farinha de aveia em granulometria fina. 

 

Farinha de soja

Farinhas especiais - farinha de soja

A farinha de soja é um alimento rico em vitaminas e minerais, além de possuir um alto teor proteico, sendo muito utilizado para a substituição de carne e leite. A farinha integral é produzida com o grão inteiro, mantendo as propriedades nutricionais da soja. 

Ela pode ser utilizada para a fabricação de diversos produtos. Na panificação, a farinha de soja também é utilizada para clarear a massa de pão. A CISBRA disponibiliza a farinha de soja em granulometria fina e nas opções in natura (enzimaticamente ativa) e inativada.

 

Opções de farinhas sem glúten 

Farinha de arroz

Farinhas especiais - farinha de arroz

A farinha de arroz é uma grande fonte de energia e de gorduras saudáveis. Ao ser usada para panificação, o espessamento da massa é muito parecido com o da farinha de trigo, porém, a sua textura é mais seca.

Por ser muito versátil e não apresentar sabor e aroma muito fortes, ela pode ser utilizada em receitas doces e salgadas. A farinha de arroz integral também pode ser usada para panificação, adicionando mais fibras e vitaminas do que a versão tradicional.

A CISBRA disponibiliza a farinha de arroz branco e arroz integral em granulometria fina.

 

Farinha de sorgo branco

Farinhas especiais - farinha de sorgo branco

A farinha de sorgo branco é um tipo de grão que não possui glúten, podendo ser consumido por pessoas com doença celíaca ou que possuem sensibilidade ao glúten. A textura macia é parecida com a farinha de trigo, além de ser rica em proteínas e fibras.

Ao ser utilizada na panificação, a farinha de sorgo deixa o pão com aspecto mais seco, por isso, é necessário que sejam adicionados mais líquidos na receita para equilibrar. O sorgo vermelho também é uma variação que pode ser utilizada para a fabricação de pães, sendo um corante natural mais avermelhado para a coloração do produto final. 

A CISBRA disponibiliza a farinha de sorgo branco e sorgo vermelho em granulometria fina.

 

Farinha de grão de bico

Farinhas especiais - farinha de grão de bico

A farinha de grão de bico é uma das alternativas mais nutritivas entre as farinhas especiais por ter um baixo índice glicêmico e ser uma grande fonte de proteínas e fibras. No pão, ela dá maciez à massa, deixando-a com uma cor mais amarelada e sabor amendoado.

Ela é muito semelhante à farinha de trigo tradicional, sendo muito utilizada para a fabricação de pães. Porém, é uma alternativa sem glúten, beneficiando pessoas alérgicas ou intolerantes ao glúten.

Outro diferencial da farinha de grão de bico é a sua variação “inativada”, que consiste em um processo térmico responsável por suavizar o sabor mais amargo do grão e a deixa mais escura. A CISBRA disponibiliza essa farinha em granulometria fina.

A escolha de bons ingredientes é uma das principais etapas que envolvem a panificação. As farinhas especiais são as mais indicadas para a fabricação de pães. Além do trigo, outros grãos podem ser utilizados, como a farinha de arroz, de aveia, de grão de bico e de sorgo branco.

Reduzir custos e o estoque sem abrir mão da qualidade é o objetivo de todo gestor. Para isso, a CISBRA possui uma linha industrial de misturas prontas para a fabricação de pães. Clique aqui e confira!

 

[Catálogo] Quer conhecer as infinitas possibilidades em mix de grãos, flocos e farinhas? Baixe agora o nosso catálogo! | Baixe o catálogo | CISBRA