Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.

Tendências em alimentos: saiba as principais demandas do mercado

tendencias em alimentos

Os próximos anos prometem mudanças significativas nos hábitos de consumo das pessoas. Tal fato influencia as tendências em alimentos que, cada vez mais, focam em explorar novas possibilidades.

Os consumidores estão prontos para buscar comidas saudáveis, nutritivas e experimentar diferentes inovações. Isso reflete um cenário global de transformações culturais e comportamentais.

Também exige o desenvolvimento constante para produzir o mesmo produto de formas diferentes e com insumos diversos, sem afetar a funcionalidade e a qualidade.

Para entender as perspectivas futuras e conhecer as principais tendências do setor, continue a leitura!

Por que se atentar às tendências em alimentos?

Um fato é certo: o mundo está em constante transformação. As mudanças comportamentais, culturais e de saúde afetam o dia a dia das pessoas e o que elas comem.

O segmento de alimentos segue este cenário. Ele é resultado das mudanças comportamentais quanto às novas demandas, gostos e necessidades do consumidor.

Dados da Technavio, citados pela BHB Food, relatam que o mercado global de alimentos voltados para saúde e bem-estar deverá crescer US$ 452,93 milhões até 2027.

Os produtos planta-based também devem ganhar espaço. Um relatório da Meticulous Research prevê que, até 2027, o mercado mundial atingirá US$ 74,2 bilhões.

Ou seja, os consumidores atuais estão mais conscientes e tendem a escolher melhor o que compram e consomem. 

Isso faz com que a preocupação quanto à segurança dos alimentos cresça. O que, consequentemente, gera algumas mudanças comportamentais. 

O comprador vai focar na segurança, bem-estar e conforto. Logo, busca descobrir como funciona toda a cadeia de produção para assegurar sua própria qualidade de vida. 

Logo, se atentar às tendências significa garantir:

  • Melhor experiência ao consumidor;
  • Satisfação dos clientes;
  • Mais destaque mercadológico.

Afinal, no segmento, a melhor forma de se manter competitivo é conhecer as demandas e tendências.

Inclusive, segundo destacado pelo SEBRAE, investir em alimentação saudável representa uma ótima oportunidade de negócio. Tendo em vista que esse setor, nos últimos anos, cresceu 98%. 

Quais tendências em alimentos podem revolucionar o segmento?

tendencias em alimentos quais sao

Com base no contexto apresentado anteriormente, podemos entender que algumas inovações e tendências em alimentos farão parte do nosso futuro.

Elas têm potencial para revolucionar a indústria alimentícia com o desenvolvimento de formas inteligentes de atender às demandas dos consumidores. Então, confira as principais!

Alimentos plant-based

Uma das tendências mais fortes no setor são os alimentos plant-based, ou produtos que utilizam matéria-prima vegetal, caso da tão falada carne vegetal.

A expectativa é que novos insumos, inovações e técnicas permitam reproduzir o sabor e textura das proteínas animais e seus derivados, como os laticínios e a carne. 

Uma reportagem da Fast Company Brasil trouxe insights interessantes sobre o tema. Segundo ela, criar alternativas vegetais à carne é fascinante para fabricantes e pesquisadores.

Eles precisam imitar a textura, o sabor, a aparência e a composição nutricional das carnes tradicionais, como hambúrgueres suculentos”, diz o texto.

A reportagem ainda cita o crescimento de empresas que utilizam proteínas vegetais de:

  • Farinha de soja;
  • Glúten de trigo;
  • Diferentes farinhas (grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, feijões);
  • Derivadas de óleos vegetais (coco, canola, linhaça ou girassol).

Assim, com o avanço da tecnologia, a tendência é que o segmento plant-based comece a agradar outras parcelas de consumidores, além de veganos e vegetarianos.

Quer saber mais? Então confira este guia completo sobre a alimentação plant-based, desde sua origem até as perspectivas futuras.

ebook conheca tudo sobre plant based

Desperdício zero

Você sabia que, no ano de 2022, o mundo gerou 1,05 bilhão de toneladas de resíduos alimentares, totalizando incríveis 132 quilos per capita? Esses são dados apresentados pelo Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do PNUMA.

Logo, nada mais natural do que uma das maiores tendências para os próximos anos seja o movimento zero desperdício, ou Zero Waste!

Ele se baseia no uso de insumos e ingredientes com o máximo de consciência, reduzindo a geração de lixo e maximizando o aproveitamento dos alimentos.

Além de reduzir os custos operacionais dos estabelecimentos, essa prática atende à crescente demanda do mercado pelo consumo responsável.

Na indústria, essa abordagem deve incluir:

  • Utilização integral dos ingredientes (aproveitando partes que geralmente são descartadas);
  • Adoção de métodos de fabricação que preservam o sabor e o frescor;
  • Gestão de estoque eficiente, com a compra consciente e planejada de insumos;
  • Treinamento e capacitação da equipe de trabalho.

Crescimento da saudabilidade

A busca por alimentos saudáveis ganha espaço no cenário de inovação no setor, representando mais uma grande tendência.

O termo se refere à qualidade do que é saudável. Também está atrelado às buscas por hábitos alimentares que colaboram com o bem-estar.

Para se adequar a essa exigência, a indústria deve priorizar a apresentação transparente de informações, além de produtos frescos e funcionais.

Por isso, deve crescer o número de companhias que focam no desenvolvimento e distribuição de alimentos seguros e saudáveis, em um movimento regionalizado.

Alimentos “zero”

Para os próximos anos, o mercado consumidor focará no crescimento de opções “zero”: “Zero açúcar”; “Zero glúten”; “Zero lactose”, entre outros.

Nestes casos, é preciso redobrar esforços para desenvolver produtos para intolerantes, diabéticos e com doenças celíacas, mas sem perder o sabor agradável.

Ou seja, o desenvolvimento tecnológico e a parceria com fornecedores de insumos naturais estão no foco da criação de uma variedade de produtos, desde pães até alimentos processados, proporcionando uma experiência saudável e deliciosa.

Assim, a indústria atribui valor ao que vende, além de oferecer uma experiência positiva ao consumidor.

Aposte na inovação e fique atento às tendências

fique atento as tendencias

A evolução deve ser constante, com novas tendências e tecnologias surgindo a todo momento. Para se manter competitivo neste segmento, é crucial apostar na inovação.

Mas inovar não significa lançar novos produtos, é muito mais! O processo envolve:

  • Aprimorar mercadorias existentes;
  • Desenvolver novas tecnologias de produção;
  • Otimizar processos;
  • Utilizar insumos eficientes, sustentáveis e saudáveis.

Neste contexto, a CISBRA, atuando há mais de 3 décadas na comercialização de infinitas possibilidades em mix de grãos, flocos e farinhas integrais, é o ponto de partida para seu negócio apostar nas tendências em alimentos.

Baixe nosso catálogo e conheça as muitas possibilidades que oferecemos para a sua indústria alimentícia!

Acesse o catálogo e conheça nossos grãos, flocos e farinhas integrais!