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Indústria de alimentos: tendências e oportunidades com chia

Indústria de alimentos: tendências e oportunidades com chia

A conscientização das práticas necessárias para conservar o meio ambiente, reduzir a degradação dos recursos naturais e investir na qualidade de vida impulsionou o mercado de alimentos integrais nos últimos cinco anos. 

Do mesmo modo, as alterações climáticas e a redução na produtividade do trigo abrem oportunidades para opções muito mais nutritivas e com diversidade de processamento, como a chia. 

Sendo assim, para conhecer o alto potencial da pequena semente preta, confira o artigo e sabia como aproveitar ao máximo o produto. 

 

Quais os efeitos da chia no organismo humano?

A chia (Salvia Hispanica L), é uma planta herbácea originária da República da Guatemala e outras regiões da América Central. A principal característica da semente é ter formato oval e diâmetro com cerca de 2 milímetros.

Algumas pesquisas científicas, reforçam que a chia tem alto teor de fibra alimentar, ácidos graxos poliinsaturados, proteínas, cálcio, magnésio, ferro e antioxidante. 

Por reunir tantos valores nutricionais, ganhou fama como um alimento funcional que auxilia no emagrecimento e na melhoria do organismo humano.

Apesar de não ser recomendada como única fonte proteica, os especialistas identificaram uma excelente ação anti-inflamatória do grão, principalmente no combate às inflamações do corpo humano. 

Com esse entendimento, incluir a chia na alimentação pode aumentar os níveis de ácidos graxos ômega 3, agindo contra a ação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. 

 

Como a chia pode ser incorporada na indústria de alimentação?

A chia já se popularizou na dieta dos consumidores em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. 

Contudo, no cenário nacional a participação ainda é modesta, incluída na produção de pães integrais, biscoitos ou adicionadas a preparos de vitaminas, iogurtes e saladas de frutas.  

Contudo, a Indústria de Alimentos mundial vem desenvolvendo uma série de produtos utilizando os grãos, com objetivo de aliar as propriedades nutricionais com opções de alimentos prontos. 

Um exemplo pode ser observado no relatório da consultoria norte-americana Market Watch, divulgado na 1ª quinzena de junho. 

De acordo com os especialistas financeiros, o mercado global de fabricantes de produtos que utilizam semente de chia foram avaliados em US$ 65.9 milhões em 2022. 

Com os bons resultados obtidos no setor varejista e o desenvolvimento de novos alimentos, a projeção é de que até 2028 esse número alcance US$ 93,1 milhões.

Vale acrescentar que um dos fatores mais relevantes para o crescimento do consumo é a conscientização dos consumidores sobre os efeitos adversos de dietas ricas em alimentos ultraprocessados. 

Dessa forma, aumenta o índice do público que está mudando os hábitos alimentares, preferindo opções saudáveis, nutritivas e para prevenir doenças crônicas.

 

Quais produtos à base de chia já estão sendo comercializados?

Quais produtos à base de chia já estão sendo comercializados?

Conforme citado anteriormente, as sementes de chia já são usadas na indústria de panificação, biscoitos, bolos, cereais matinais e iogurtes. No entanto, as empresas estão investindo em desenvolvimento de novos produtos que valorizam os valores nutricionais da semente. 

A seguir, elencamos alguns produtos encontrados nas redes varejistas, que têm a chia como base produtiva, confira:

 

Smoothie

É uma vitamina que mistura frutas, legumes ou vegetais, de forma a compor uma bebida saudável, cremosa, refrescante e muito nutritiva. 

Existem várias opções do smoothie, contendo chia e outros ingredientes, prontas para serem adquiridas nos supermercados. 

 

Pudim

O pudim de chia é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e tem uma consistência semelhante à tapioca. Além disso, a embalagem oferece opções de preparo saborosas para servir uma sobremesa caprichada. 

 

Geleias de frutas

Alguns sabores já estão nas gondolas dos supermercados, como geleias de frutas misturadas com chias. O resultado não poderia ser melhor, já que a semente é hidratada e ganha uma consistência gelatinosa. 

 

Farinha de chia

As sementes já são comercializadas para indústria alimentícia. Porém, a versão processada é outra opção prática na produção de alimentos, principalmente para pessoas intolerantes ao glúten ou celíacas. 

 

Chia já conquistou o mercado internacional

É importante acrescentar que nos Estados Unidos concentra-se o maior consumo de chia no mundo, e a indústria alimentícia está se desenvolvendo com agilidade para oferecer mais opções produzidas com a semente. Já é comum encontrar itens como snacks, bebidas energéticas e cereais matinais. 

A Cisbra também comercializa a chia no mercado externo, incentivando a produção nacional e levando a qualidade (já conhecida nacionalmente) para outros países do mundo.

No Brasil, a CISBRA é líder nacional na comercialização de grãos integrais, como a chia e uma variedade de produtos. Do mesmo modo, conta com versões processadas em farinhas e opções sem glúten. 

Acesse o site e conheça os alimentos produzidos de acordo com as normas de rastreabilidade, segurança alimentar e qualidade: a matéria-prima que será o diferencial na linha de alimentos.