A farinha de aveia é um ingrediente fundamental para as indústrias que desejam acompanhar as tendências quanto à alimentação saudável.
Com ela, será possível desenvolver uma diversidade de produtos alimentícios em busca do alcance de diferentes públicos. E, assim, se destacar em meio a concorrência.
Para conhecer mais dos benefícios dessa farinha, continue a leitura! Também listamos 6 exemplos de alimentos que podem ser elaborados a partir desse ingrediente.
Vamos lá?
Conheça os diferenciais da farinha de aveia
A farinha de aveia é comumente associada a alimentação saudável. Isso porque ela é rica em proteínas, vitaminas, fibras e amidos complexos. Além disso, pode ser consumida de diversas maneiras, sendo um importante cereal para a saúde humana.
Segundo a EMBRAPA, a aveia branca é a espécie mais utilizada no desenvolvimento de produtos alimentícios e até mesmo na produção de ração animal.
De qualquer forma, no processo de moagem da aveia, após a limpeza e classificação, os grãos são descascados.
Em seguida, eles são submetidos ao vapor por dois a três minutos para inativação de enzimas que poderiam tornar o grão ranço. Afinal, a aveia contém em abundância de ácidos graxos como, por exemplo, o oléico, linoléico e palmítico.
Depois disso, o cereal passa por uma etapa de tostagem, que reduz a umidade em, aproximadamente, 6%. Isso permite uma extensão na estocagem e ainda colabora com o sabor “amendoado” da aveia.
Por fim, é feita a flocagem do grão. Eles, por sua vez, podem ser moídos para gerar a farinha e o farelo. A farinha de aveia, ainda conforme a Embrapa, pode ser usada na criação de produtos de panificação, confeitaria e até alimentos infantis. Enquanto o farelo, é bastante utilizado também em pães e biscoitos.
Além disso, a aveia possui baixo teor de calorias, não contém glúten e é rica em nutrientes. Logo, é empregada na criação de diferentes produtos da indústria de alimentos.
Mas vale destacar que o consumo da aveia sem glúten exige uma certa garantia da indústria que a produz. O ideal é que a mesma ateste a eliminação de qualquer tipo de contaminação na produção. Assim, será possível ter a certeza de que essa condição do cereal não foi alterada.
Saiba mais sobre a versatilidade industrial da farinha de aveia
A farinha de aveia é extremamente versátil e uma excelente opção para as indústrias que desejam seguir as principais tendências de consumo. E, assim, permanecerem competitivas no mercado.
Inclusive, segundo uma análise do UOL, a procura por uma alimentação mais saudável vem modificando o setor de alimentos. Aqui no Brasil, essa mudança de comportamento é impulsionada pelas tendências alimentares chamadas de “alternativa” e “funcional”.
Isso significa que, na prática, os consumidores estão optando por alimentos frescos e in natura, opções alternativas ao açúcar, alimentos funcionais e uma diversidade de produtos proteicos. Entre 15% a 20% deles afirmaram consumi-los visando a saúde e o bem-estar.
E a farinha de aveia pode e deve ser usada na fabricação desses tipos de alimentos. Com ela, é possível desenvolver uma variedade de opções saudáveis, sem deixar de lado a qualidade nutricional. Isso porque esse ingrediente também conta com minerais, proteínas e carboidratos.
Portanto, a indústria que fizer essa aposta será capaz de alcançar diferentes públicos. Além disso, poderá sair na frente da concorrência ao oferecer produtos nutritivos, funcionais e que atendam às exigências de consumo atuais.
Pensando nisso, reunimos uma lista com exemplos de 6 produtos alimentícios que podem ser desenvolvidos com a farinha de aveia. Confira a seguir!
1. Pães
Os pães são os principais exemplos de produtos alimentícios que podem ser produzidos com a farinha de aveia. Aqui, ela substitui a farinha de trigo para a fabricação de um alimento mais equilibrado.
Vale destacar que a farinha de trigo é geralmente refinada. Isso significa que muitos de seus nutrientes são perdidos durante o processo de moagem. Logo, os pães de aveia são uma opção mais saudável e nutritiva.
Sem contar que, a farinha de aveia confere uma textura macia e um sabor mais suave ao pão. O que colabora com a experiência de consumo e, consequentemente, com a satisfação do cliente final. Garantindo, assim, vendas recorrentes.
> Leia também: Pães funcionais: principais opções de farinhas integrais
2. Bolos e muffins
Os bolos e muffins de farinha de aveia são excelentes alternativas para aqueles que buscam manter uma alimentação balanceada. Eles são ótimas opções de lanches com qualidade nutricional e sabor.
A construção desses alimentos pode ser, inclusive, feita de diferentes maneiras. Isto é, na fabricação é possível acrescentar, também, frutas secas, nozes, sementes, chocolate, especiarias e banana, por exemplo.
Há diferentes combinações capazes de contribuir para a criação de sabores únicos, atrativos, deliciosos e nutritivos.
3. Biscoitos e barras de cereais
Seguindo a lógica do anterior, os biscoitos e barras de cereais de farinha de aveia colaboram com a alimentação saudável nos períodos de lanche. E ainda garantem a sensação de saciedade por mais tempo devido às fibras presentes na aveia.
Por isso, inclusive, é um ingrediente essencial para a construção de alimentos funcionais e fit, como a barra de cereal. Esse que, por sua vez, costuma ser incluído em dietas, por exemplo.
Os biscoitos e as barras de cereais são opções para lanches rápidos e práticos, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Contribuindo, assim, para a rotina nutricional de seus clientes.
4. Pizza
A farinha de aveia também pode substituir a de trigo na construção de massas de pizza. E, se combinada com recheios mais saudáveis, a qualidade nutricional do alimento será ampliada.
Essa é uma excelente alternativa para o consumidor que deseja encontrar soluções mais nutritivas, mas que não abre mão desse prato. A indústria que desenvolve esse produto garante opções com baixo teor de gordura, versáteis, com sabor suave e textura macia e crocante.
5. Farofas e granolas
Farofas e granolas de farinha de aveia adicionam fibras às mais diferentes dietas. O que colabora para a atração de diversos públicos de consumidores. Afinal, elas ajudam a regular o intestino, reduzir o colesterol ruim e a fornecer energia, de forma gradual, ao longo do dia.
Na farofa, a farinha de aveia é acrescentada com outros temperos e ingredientes, como castanhas e vegetais. Já na granola, ela pode ser adicionada, de maneira assada, juntamente com mel, frutas secas e demais sementes, por exemplo.
São opções versáteis de lanche e de acompanhamento de pratos, garantindo uma rotina alimentar mais saudável e saborosa aos seus clientes finais.
6. Cereais matinais
Por fim, ainda é possível usar a farinha de aveia na fabricação de cereais matinais. Eles ajudam a saciar a fome logo de manhã, ao mesmo tempo em que garantem os nutrientes essenciais para a saúde.
Com a aveia, é possível desenvolver diferentes receitas, adicionando frutas secas, sementes e demais ingredientes saudáveis. O que amplia o sabor e o valor nutricional do cereal matinal.
Esse produto garante uma alimentação saudável, equilibrada e diferenciada aos seus clientes.
Conheça a farinha de aveia da CISBRA!
A CISBRA tem a experiência de mais de 30 anos no mercado de produtos integrais! E durante todo esse tempo, buscamos melhorar e aprimorar a qualidade de nossos serviços e produtos.
Contamos com uma infinita possibilidade de mix de grãos, flocos e farinhas integrais que atendem aos mais diversos segmentos da indústria de alimentos e até mesmo a de rações.
E permitimos o fornecimento personalizado, conforme a necessidade de cada indústria. Podendo, inclusive, desenvolver marca própria, novas granulometrias e composições exclusivas.
Trabalhamos com cereais, grãos ancestrais, grãos expandidos, pré-misturas, linha de produtos sem glúten, linha de consumo animal e mais. A farinha de aveia CISBRA é só um dos exemplos!
Conheça mais dessa e demais soluções CISBRA! Garanta o desenvolvimento de alimentos saudáveis, seguros e nutritivos com quem é referência no assunto.