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Indústria de alimentos: saiba o que esperar em 2024

Indústria de alimentos

O mundo como o conhecemos nunca mudou tão rapidamente quanto nos últimos anos, impulsionado pela pandemia. As tendências comportamentais que caminhavam lentamente foram aceleradas, com reflexos diretos na indústria de alimentos

Já as mudanças climáticas drásticas, como o super El Niño, estão afetando não apenas as plantações e colheitas, mas o foco de sobrevivência em meio a um clima que parece caminhar, inexoravelmente, para extremos. 

Por outro lado, o uso crescente da tecnologia no dia a dia, com IA tomando cada vez mais espaço, desperta a necessidade de:

  • Conexão com a natureza;
  • Sustentabilidade;
  • Vida saudável;
  • Valorização do que faz cada um ser humano – com seus hábitos e costumes regionais.

Em meio a tantas mudanças, o que a indústria alimentícia pode esperar de 2024? Quais as tendências que vão unir pontas, agregando inovações, meio ambiente, saúde, diversidade e experiência do cliente, por exemplo?

Conheça a seguir as principais tendências do setor para 2024 e planeje os próximos passos do seu negócio gastronômico!

Indústria alimentícia e a nova realidade verde

De acordo com a Mintel Global, uma das maiores empresas de análise de tendências de consumo do mundo, os novos eventos climáticos estão colocando a sustentabilidade no foco do consumo. Além disso, como forma de sobrevivência em meio a uma nova realidade verde.

A pesquisa mostra que nos EUA, por exemplo, 34% dos consumidores não escolhem alimentos e bebidas com alegações sustentáveis porque preferem aqueles com os quais já se sentem confortáveis.

Como os efeitos da crise climática se tornam cada vez mais visíveis no dia a dia, o estudo mostra que os consumidores desejam permanecer fiéis aos hábitos e rotinas deles com produtos mais ecológicos que os ajudem a lidar com o impacto ambiental.

Portanto, para vencer resistências, é preciso que a indústria alimentícia vá além do básico no dia a dia. Ou seja, também reveja projeções e invista na orientação crescente do consumidor sobre alimentos alternativos.

Aposta em ingredientes específicos

Já para a Innova Market Insights, outra empresa de inteligência em tendências, uma das maiores apostas da indústria alimentícia deve ser em ingredientes específicos.

De acordo com o estudo, um terço dos consumidores responde positivamente a certos ingredientes-chave. A preferência, entretanto, vai além do sabor. Assim, ela recai principalmente pelas associações positivas e benefícios para a saúde.

Esses dados podem ser associados à macrotendência de perspectivas positivas identificada pela Mintel. 

Segundo ela, é preciso que as marcas abandonem a representação higienizada da realidade para adotar:

  • Posturas mais honestas;
  • Produtos com informações acionáveis;
  • Práticas que ofereçam aos consumidores mais tranquilidade para lidar com a incerteza dos novos tempos. 

Podemos colocar nessa tendência ingredientes específicos que favorecem a saúde, como:

  • Frutas vermelhas;
  • Vegetais de folhas verdes;
  • Nozes;
  • Chás;
  • Grãos ricos em fibras;
  • Probióticos; 
  • Alimentos ricos em ômega 3, vitaminas e minerais.

Novas combinações para conquistar o consumidor

Novas combinações para conquistar o consumidor

Testar novas combinações para inovar nos sabores para sair do comum parece óbvio, mas é uma das grandes tendências da indústria alimentícia para 2024. 

O consumidor busca cada vez mais sabores exóticos, especialmente em doces, pães, salgados e snacks.

A ideia é agregar grãos, ervas e temperos tradicionalmente menos usuais, como:

Superalimentos ganham cada vez mais espaço

Ainda pouco explorados pela indústria alimentícia brasileira, os superalimentos (ou superfoods, em inglês) melhoram a capacidade cognitiva, maximizando o foco e a produtividade.

Entre os superalimentos mais consumidos no mundo e grandes tendências para 2024, estão a semente de chia e a quinoa.

A chia é rica em fibras e ômega-3, detox, moderadora de apetite e auxilia na redução da gordura abdominal. 

Já a quinoa, também rica em fibras, ômega 3 e 6 e em aminoácidos essenciais, ajuda a reduzir o peso e o colesterol, e prevenir doenças cardiovasculares.

Gastronomia étnica e diversidade

Explore sabores regionais, misturas que promovem um intercâmbio de sabores. 

Afinal, a indústria alimentícia é cada vez mais uma experiência cultural, uma manifestação de haveres e saberes que refletem a interação das mais diferentes sociedades com o meio ambiente. 

Dessa forma, a culinária étnica oferece a oportunidade de descobrir e oferecer novos produtos. Além disso, a possibilidade de empreender e garantir uma identidade própria vinculada à tradição. 

A diversidade e etnia na cozinha vêm ganhando impulso com a globalização e a maior mobilidade de pessoas ao redor do mundo, refletindo o crescente prazer das pessoas em experimentar novos sabores.

A tendência também foi identificada pela Innova, que a batizou de Local Torna-se Global: a incorporação de ingredientes locais em receitas globais, proporcionando uma experiência culinária única e diversificada.

Com isso, a exploração de cozinhas menos conhecidas é uma das grandes tendências da indústria alimentícia para 2024. Assim, com foco crescente na autenticidade e ingredientes que ofereçam experiências gastronômicas autênticas.

Produtos para a saúde feminina

Outro foco tendência da indústria alimentícia para 2024 são os produtos voltados para a saúde da mulher. São alimentos considerados inovadores, que melhoram:

  • Estados de gravidez e pós-parto;
  • Menstruação;
  • Menopausa;
  • Sono. 

Alguns dos alimentos que respaldam as questões hormonais femininas e que já estão se destacando em eventos do setor são os grãos em geral, ricos em ferro (que estimula a fertilidade).

Especialmente na semente de abóbora, e magnésio (que favorece o bom humor, atuando também na formação de neurotransmissores e no relaxamento muscular).

Tendência vegetariana/vegana

A busca por produtos que substituam a carne e os derivados animais é crescente em todo o mundo. 

De acordo com os dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), há cerca de 30 milhões de brasileiros vegetarianos (33% da população) dos quais pelo menos 7 milhões são veganos.

Já nos EUA, 16 milhões de pessoas, o equivalente a 50% dos vegetarianos no país, se declararam veganos (dados do Instituto Harris Interactive). 

No Reino Unido, 33% dos 1,68 milhões de vegetarianos se declararam veganos (Ipsos Mori Institute).

Assim, a tendência de incorporar proteínas vegetais, excluindo totalmente ou parcialmente as proteínas animais da dieta é global. 

Portanto, há um fortalecimento do consumo de grãos como estilo de vida também no mercado interno, especialmente:

  • Arroz;
  • Aveia;
  • Amaranto;
  • Quinoa;
  • Trigo.

Eles são considerados os cereais que mais compõem a mesa dos veganos. 

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Incorpore tendências e aumente os diferenciais competitivos

Adaptar seu negócio às principais tendências da indústria alimentícia é gerar mais diferenciais competitivos no mercado. 

Assim você prepara sua empresa para os novos desafios, aumentando as chances de sucesso e criando uma relação de identidade e confiança com o consumidor. 

Esteja pronto para aproveitar as oportunidades que as tendências da indústria alimentícia oferecem para 2024, melhorando a experiência dos clientes.

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