Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.

Painço: conheça seus benefícios e como usá-lo

Painço - conheça os benefícios e como usar

A mudança de hábitos na alimentação humana, em busca de uma dieta mais saudável e com poucas calorias, colocou em destaque vários tipos de cereais, grãos e sementes. Nesse último caso, o Painço é uma das melhores alternativas para diversificar a dieta e consumir a quantidade necessária de nutrientes que o organismo necessita. 

Também conhecido como milho miúdo ou milhete, a semente oferece uma vantagem a mais para pessoas com doença celíaca, intolerância a glúten, ou que adotam dietas vegetarianas e veganas. Desse modo, vamos detalhar os benefícios do alimento e indicar alguns tipos de preparo. Confira. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

O que é painço e quais os valores nutricionais?

Inicialmente é importante esclarecer que o painço é uma semente, e não um grão, como é comumente chamado. A confusão se deve a definição de grão antigo, usada para categorizar grãos que permaneceram praticamente inalterados nos últimos séculos. Nesse caso estão incluídos: quinoa, chia, trigo sarraceno e painço.

Outra informação relevante sobre a semente é que são identificadas em dietas de diferentes países, como por exemplo: China, Rússia, Himalaia e alguns países da América do Sul. 

Nos Estados Unidos, o alimento foi incluído na alimentação, há menos tempo, mas já é encontrado em produtos como, pães, mingaus, acompanhamento de refeições como almoço e jantar e até como bebida alcoólica, depois de passar por um processo de fermentação.

Quando o assunto é valor nutricional, o painço também se destaca, já que uma xícara do produto cozido contém 207 calorias, 6 gramas de proteínas, 2 gramas de fibras dietéticas e menos de 2 gramas de gordura. Do mesmo modo, é rico em minerais: cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e selênio.

Mas, os benefícios não acabam por aí, já que o painço é dotado de vitaminas essenciais como: ácido pantotênico, niacina, riboflavina, vitaminas B6, C, E e K. Os nutrientes citados são responsáveis por ajudar a reduzir o colesterol “ruim” (LDL) e aumentar a densidade de HDL, chamado de colesterol bom. 

 

Quais os principais benefícios de consumir painço?

Uma tigela de vidro e colher de madeira com painço

Como foi possível observar, a semente de painço é dotado de vários nutrientes, que o torna uma excelente opção, na indústria alimentícia, seja na produção de farinha ou no consumo da semente cozida, empregada em vários preparos. 

Para que seja possível avaliar os benefícios do painço, vamos elencar os principais, confira:

  • Não contém glúten, proporcionando uma ótima opção para pessoas com intolerância ou celíacas;
  • O equilíbrio na quantidade de fibra ajuda na digestão dos indivíduos, além de contribuir com a redução de problemas como diarreia, úlceras pépticas e riscos de câncer de cólon;
  • Entre as várias substâncias benéficas do painço, existe a quercetina, um tipo de flavonoide com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O uso frequente é importante previne ou regulariza doenças como diabete, obesidade e doenças cardiovasculares. 
  • O painço é rico em ferro, folato e ácido fólico. Por esse motivo ajudar a prevenir a anemia, contribuindo com a formação de glóbulos vermelhos e mantendo níveis adequados de hemoglobina. 

 

Como o painço pode ser consumido?

Conforme relatado anteriormente, o painço é uma semente natural dos continentes Asiático e Africano, mas que foi levado para América do Sul. É uma gramínea muito antiga e oferece 6 mil variedades de cultivo. Ainda que no Brasil, o alimento não tenha uma diversidade tão grande de consumo, pode ser preparado como o “cuscuz” tradicional.

Em saladas, pode oferecer mais sabor e nutrição, em opções com beterrabas, brócolis, ou mesmo, ervilha partida. Outra recomendação substituir o arroz por painço ou refogá-lo em opções vegetarianas ou com proteína animal. Na Itália, por exemplo, os consumidores testaram a farinha para produzir macarrão, com experiências muito saborosas. 

A CISBRA, empresa especializada em processamento de grãos industriais, disponibiliza o painço em grãos ou farinha e faz recomendações de consumo, entre elas: 

  • Substituindo o arroz;
  • Utilizar farinha para produzir pães;
  • Bolos e massas diversas;
  • Biscoitos;
  • Acrescentar em frutas, granolas e barras de cereal;
  • Incorporar em sucos e vitaminas com frutas. 

Portanto, agora que você conhece os benefícios e o modo de utilizar o painço, aproveite para testar novos preparos. O produto é garantia de nutrição e base para produção da indústria alimentícia. 

Aproveite para conhecer o blog da CISBRA e conhecer uma extensa variedade de grãos sem glúten.