Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.

Gergelim: conheça os principais tipos que a CISBRA oferece

Gergelin conheca os principais tipos que a CISBRA oferece

A semente de gergelim chegou ao Brasil, por volta do século XVI, trazida pelos navegadores portugueses. O produto se destaca pela versatilidade de uso na alimentação e na produção de óleo (pelo processo de prensagem). Além disso, apresenta alto valor nutricional, já que é fonte de fibras, ferro, vitaminas do complexo B e proteínas. 

Ainda assim, a visibilidade da semente aumentou expressivamente na última década, já que a produção comercial registrou um aumento de 123% na agricultura nacional, com destaque produtivo no estado de Mato Grosso.

Para você conhecer os principais benefícios do gergelim e as opções disponibilizadas pela CISBRA para indústria alimentícia, reunimos informações relevantes no artigo a seguir. 

 

Importância da alimentação saudável

Antes de destacarmos os benefícios do gergelim na alimentação humana, é preciso reforçar que a adoção de ingredientes saudáveis na dieta é um forte aliado na qualidade de vida e envelhecimento saudável. A informação é defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que atua no esclarecimento sobre produtos mais saudáveis e com altos valores nutricionais. 

Nesse sentido, é preciso reforçar que o consumo desse grupo de alimentos deve começar desde os primeiros anos de vida do ser humano, de forma que seja adotado na rotina alimentar diária. Os benefícios diretos observados são a manutenção da imunidade, prevenção de várias doenças não transmissíveis, crônicas e a desnutrição em diferentes níveis. 

Ainda que a quantidade de comida possa variar, conforme as características de cada indivíduo, o princípio básico a ser adotado é o consumo de vegetais, cereais, sementes e frutas, em detrimento de produtos altamente processados com açúcar, sal e gorduras trans saturadas. 

 

Benefícios do gergelim na alimentação

O uso do gergelim na alimentação humana é antigo e com o passar dos séculos foram descobertas diversas possibilidades culinárias. Entre as mais populares estão: óleo para preparo de comidas e temperos de saladas, pães, bolos, biscoitos, manteiga, leite, entre outros produtos. 

As sementes são encontradas nas cores branca e preta. Apesar da coloração diferente, as propriedades nutricionais são semelhantes, ricas em ácidos graxos essenciais, ferro, proteínas e antioxidantes. Para a saúde, os benefícios são observados no sistema cardiovascular, membranas celulares (regulação dos nutrientes) e melhora do trânsito intestinal. 

A seguir, elencamos as propriedades das sementes de gergelim, confira:

– Gergelim branco descascado: as sementes registram alta quantidade de gorduras saudáveis (ômega 6 e 9), proteínas, fibras e minerais, como cálcio, magnésio, fósforo, ferro e zinco. 

Gergelim Branco

Entre as principais indicações de uso, estão: receitas de panificação, saladas, granolas, barras de cereais e na produção de pasta e óleo de gergelim. 

– Gergelim branco com casca: conta com as mesmas propriedades, se diferenciando por ser comercializado na versão com casca. 

Gergelim Branco com casca

– Gergelim preto: o principal diferencial da semente de coloração negra é a maior quantidade de proteínas. O cálcio também é muito presente nesse tipo de gergelim, atuando de forma positiva na saúde dos ossos, dentes e músculos. 

Gergelim Negro

– Gergelim tostado: geralmente, a semente tostada é branca, e o processo é muito apreciado na produção de pães e biscoitos. Vale lembrar que o gergelim não contém glúten, apresentando uma ótima alternativa na produção de alimentos para pessoas com intolerância à proteína.  

Gergelim Tostado

As opções apresentadas fazem parte do portfólio de produtos da CISBRA, empresa com tradição de três décadas na comercialização de grãos, flocos e farinhas integrais. De modo a facilitar a demanda da indústria alimentícia, as sementes de gergelim são disponibilizadas nas versões: com casca, descascada e tostada. 

A título de informação, a CISBRA conta com uma unidade agrícola no município de Água Boa (MT), no qual o gergelim é processado, mas não é descascado. No local, foi efetivada uma parceria com os produtores locais, possibilitando o fomento da produção, beneficiamento e exportação para países da América do Norte, Europa e Ásia.

Complementando as informações produtivas, a empresa conta com um programa de sustentabilidade próprio, o Top CISBRA, que permite o acompanhamento das plantas em todas as fases de desenvolvimento. Nosso objetivo é auxiliar o parceiro produtor na busca por melhor qualidade nutricional do grão, além de defendermos uma produção economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa. 

Nosso compromisso é fornecer matérias-primas produzidas dentro dos padrões de sustentabilidade e com alta qualidade nutricional. Conheça mais sobre o portfólio, acessando o link. Aguardamos sua visita. 

[Catálogo] Quer conhecer as infinitas possibilidades em mix de grãos, flocos e farinhas? Baixe agora o nosso catálogo! | Baixe o catálogo | CISBRA