A farinha de amaranto é rica em propriedades nutricionais. Por isso, tende a ser muito utilizada em substituição ao trigo na busca pelo consumo de alimentos mais saudáveis.
Para conhecer as vantagens e as principais características desse cereal, continue a leitura. Listamos a seguir tudo que precisa saber sobre essa farinha. Confira!
O que é farinha de amaranto?
A farinha de amaranto é proveniente do vegetal. A semente do amaranto é extraída de uma planta com origem no Peru, segundo um artigo da USP. O arbusto pode atingir até 2 metros de altura. As folhas são grandes, panículas e concentram as sementes.
O amaranto passou a ganhar popularidade após a compreensão quanto às suas propriedades nutricionais, se comparado com demais cereais.
Por exemplo, conforme um artigo sobre o assunto, essa farinha tem, em média, 15% de proteína. A porcentagem é maior do que no feijão e na soja, e se iguala a qualidade biológica do leite.
Esse grão é tão rico que, em 1985, a NASA começou a utilizá-lo na dieta dos astronautas, devido à capacidade de conservação das propriedades em períodos longos.
Para complementar, o cereal que contém alto teor de aminoácidos essenciais. Como, por exemplo, a lisina, deficiente nos demais grãos.
Sem contar o superior valor de fibras e minerais, como ferro, se comparado a outros vegetais.
Além disso, o amaranto tem um papel muito importante na economia brasileira. Isso porque ele pode ser empregada como substituto do trigo. Esse que, por sua vez, não é produzido de forma independente no país.
Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, há certas suspensões que atrapalham a exportação do trigo. Isso faz com que o seu valor aumente internamente. Segundo o G1, o Brasil ainda depende de 5,5 milhões de toneladas de trigo.
Então, como forma de contornar essa crise, o amaranto pode, e deve, ser usado em troca do trigo. Tanto por seus benefícios nutricionais quanto econômicos.
Até porque esse cereal se desenvolve bem em ambientes hostis, como o cerrado brasileiro. Ele é capaz de aguentar condições de temperatura alta e luminosidade acentuada.
Quais são os benefícios nutricionais da farinha de amaranto?
A farinha de amaranto vem recebendo grande atenção dos agricultores e consumidores devido ao seu valor biológico e nutritivo superior.
Como abordado brevemente, o cereal é rico em fibras, ferro, proteínas e vitaminas do complexo C, B e E. Tudo em quantidades suficientes para suprir as necessidades recomendadas.
O amaranto tem alto teor de lisina e treonina, que faltam nos demais cereais. E, ainda, conta com aminoácidos sulfurados, limitantes em carnes, leguminosas e leite.
Ainda com base no artigo já citado, 5% da proteína é lisina. Esse valor pode chegar até 6,9%.
Já 4,4% são de aminoácidos sulfurados. Além deles, o grão conta com:
- 64,8% de amido;
- 14,5% de proteína;
- 11,6% de fibra;
- 7,2% de lipídios.
Como já mencionado, a farinha de amaranto é uma excelente substituta do trigo. Inclusive, pode ser usada na dieta de portadores da doença celíaca.
Isso porque o amaranto não contém, em sua composição, as proteínas formadoras de glúten. Essa característica colabora com o aumento na oferta de alimentos nutritivos para as pessoas com alergia ao consumo de trigo.
Logo, o grão é uma excelente opção para a preparação de bolos, pães e biscoitos para os celíacos, por exemplo. E, também, para as pessoas que buscam emagrecer.
Em resumo, a farinha de amaranto, devido aos altos valores de proteínas, lipídios, fibras, minerais e aminoácidos, colabora com:
- Controle da pressão arterial;
- Perda de peso;
- Ganho de massa muscular;
- Prevenção contra o câncer;
- Melhora no trânsito intestinal;
- Combate ao colesterol ruim;
- Fortalecimento dos ossos;
- Prevenção à anemia;
- Fortalecimento do sistema imunológico.
Como usar o amaranto?
São inúmeras as possibilidades de uso e consumo da farinha de amaranto. Por exemplo, as sementes podem ser aplicadas em barras de cereais, mistura de cereais, pães e biscoitos.
Leia também: Farinhas especiais: conheça as opções para panificação
Os grãos, moídos ou não, também podem ser aproveitados no desenvolvimento de crepes, tortilhas, pudins, massas, tortas e bolos. Sem contar que, o mesmo poderá ser usado no desenvolvimento de iogurtes.
Inclusive, segundo um estudo, o iogurte acompanhado de grãos, como o amaranto, colabora com o funcionamento do trato gastrointestinal. Isso se dá graças ao maior consumo de fibras.
Além disso, ele possui alto valor nutricional e funcional, contribuindo com os benefícios dos demais nutrientes do iogurte.
Em resumo, tudo que exigir farinha na receita é possível substituir pela de amaranto.
E ainda, conforme o artigo da USP, a semente pode ser expandida e consumida como pipoca. Já as folhas podem ser cozidas como a couve, por exemplo. Ou até mesmo usadas em saladas e sopas.
Agora, para o desenvolvimento da farinha deve-se retirar o óleo da semente. Ele contém altos níveis de ácidos graxos insaturados. E, por isso, pode ser utilizado amplamente na alimentação.
Os benefícios e características nutricionais da farinha de amaranto permitem a incorporação em diferentes dietas. Sejam em folhas, grãos ou farinha, o amaranto pode ser preparado com o intuito de aprimorar a saúde.
Aqui na Cisbra também indicamos alguns usos, como a farinha polvilhada no iogurte, em vitaminas e em saladas de frutas. Assim como em inúmeras receitas de alimentos saudáveis.
Vale destacar que a dosagem diária recomendada é de no máximo 45g ou 3 colheres de sopa.
Conte com a Cisbra e adquira já a farinha de amaranto
Saiba que é possível adquirir a farinha de amaranto com a Cisbra! Ela é produzida a partir da moagem integral dos grãos. Também é previamente beneficiada, classificada e selecionada. O que promove maior segurança e qualidade ao alimento.
Os pedidos podem ser customizados e personalizados de acordo com as necessidades da sua loja.
Conheça mais da farinha de amaranto Cisbra clicando aqui.