As alternativas saudáveis para a alimentação animal têm ganhado destaque, como as propriedades benéficas das ações com linhaça marrom.
Nesse cenário, os cuidados com os pets e animais em geral ganham cada vez mais peso, principalmente em um mundo em uma crescente reconexão com a natureza e cuidados com a saúde e o meio ambiente.
Para os humanos, a linhaça melhora desde as articulações até a qualidade da pele e dos cabelos, sendo uma fonte riquíssima de:
- Ômega-3;
- Proteínas;
- Fibras;
- Minerais;
- Vitaminas dos complexos B, C e E.
Será que os cães e outros animais também podem ingerir essa oleaginosa cheia de bioativos e compostos fenólicos? A resposta é sim!
Ficou curioso? Então leia esse artigo até o fim para saber mais e conhecer todos os benefícios reais que a ração animal com linhaça marrom oferece para os animais!
O que é a linhaça marrom
A linhaça marrom é uma semente da planta Linum usitatissimum de coloração marrom, que na verdade é uma variedade da linhaça comumente cultivada para consumo humano.
Além disso, a linhaça marrom contém lignanas, compostos vegetais com propriedades antioxidantes e potenciais benefícios à saúde.
O consumo dela é associado a diversas vantagens, como promover a saúde cardiovascular, a regulação do colesterol e a contribuição para a saúde intestinal.
Devido à composição nutricional única, a linhaça marrom é frequentemente incorporada à dieta como um ingrediente versátil. Portanto, pode ser adicionada a:
- Cereais;
- Iogurtes;
- Smoothies;
- Receitas culinárias.
Linhaça e animais: uma relação histórica
De acordo com historiadores, a linhaça tem origem histórica na Ásia e no norte da África, onde os cavalos e outros animais de grande a elegeram a utilizavam como alimento hiperconcentrado de energia e valor protéico por quase 2 milhões de anos.
Para os especialistas, a linhaça foi uma das responsáveis pela sobrevivência aos invernos mais rigorosos, possibilitando que as espécies chegassem aos dias atuais.
Atualmente já se sabe que os animais, mesmo os de pequeno porte como cães e gatos, podem se beneficiar da inclusão de linhaça marrom na alimentação.
Entretanto, desde que seja administrada de maneira adequada e em quantidades apropriadas.
Antes de incluir linhaça marrom na dieta do animal, é aconselhável consultar um veterinário para garantir que a adição seja segura e adequada às necessidades individuais do animal.
Para quem tem um negócio de alimentação animal, a ração animal com linhaça marrom é um diferencial mercadológico, principalmente quando é formulada para atender às exigências nutricionais específicas de cada espécie.
10 benefícios da ração com linhaça marrom
Assim como os humanos, a linhaça marrom também beneficia os animais de várias formas.
Atualmente, a maior parte da produção de linhaça é destinada às indústrias de óleo. Assim como as sementes, ele também pode ser acrescido à dieta dos animais domésticos agregando benefícios quando incorporado à ração dos pets.
Conheça alguns deles e veja por que a ração animal com linhaça marrom ganha cada vez mais destaque no mercado.
1. Melhora da qualidade nutricional da ração à base de carnes
Quando a ração animal produzida à base de carnes é acrescida de linhaça, a sua qualidade nutricional aumenta, por ser rica em ácidos graxos, como ômega-3 e 6.
2. Recuperação muscular
Cavalos de competição são especialmente favorecidos com a ração acrescida de linhaça marrom, porque têm a recuperação muscular potencializada. A suplementação também fornece mais energia e disposição nos treinos.
3. Mais saúde para o feto e fêmeas gestantes
Não só as fêmeas prenhas, mas também os fetos são beneficiados pela ração animal com linhaça marrom.
Além da lactação mais abundante e rica em nutrientes, o alimento melhora o desenvolvimento físico e neurológico do filhote, além de favorecer a pelagem em brilho e cor.
4. Melhor palatabilidade da ração
A linhaça marrom também melhora a palatabilidade da ração. O sabor mais agradável incentiva a ingestão do alimento, melhorando o consumo especialmente nas criações.
5. Aumenta as reservas de energia
É uma fonte de energia, melhorando a qualidade de vida dos animais, principalmente os voltados para:
- Práticas esportivas;
- Exposições;
- Trabalho campal.
6. Melhora o isolamento térmico da pelagem
Especialmente em cães e gatos, a linhaça marrom associada à ração demonstrou ser especialmente benéfica ao propiciar maior isolamento térmico graças ao aumento da espessura dos pelos.
7. Ajuda a combater câncer e cardiopatias
Por outro lado, os ácidos graxos combatem os radicais livres, causadores de diversas doenças, como o câncer, além de ajudar a combater cardiopatias, e aumentar as reservas de energia.
8. Combate o mau colesterol
Pesquisa da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, da Universidade de São Paulo (FZEA-USP), identificou que uso do óleo de linhaça na ração de vacas leiteiras aumentou a quantidade de ácidos graxos insaturados, responsáveis por reduzir os índices do mau colesterol (LDL).
9. Prevenção de cólicas intestinais nos equinos
Os cavalos atletas ou de exposição são submetidos a forte pressão alimentar, sendo a cólica considerada como umas das principais causas de óbitos dos equinos.
A linhaça marrom pode reduzir a quantidade de concentrado, o que é favorável para esses animais, que têm estômago pequeno e são alertas 24 horas por dia, reduzindo a ocorrência das cólicas gastrointestinais.
10. Melhora o equilíbrio alimentar em animais de grande porte
Já para gado e eqüinos a linhaça pode ser empregada como suplementos de ômega-3 em contraponto ao excesso de ômega-6 encontrado no milho da ração. Dessa forma é possível prover um equilíbrio, reduzindo a freqüência de desordens orgânicas, como inflamações e hipertensão.
Na Cisbra você encontra os melhores grãos, cereais e oleaginosas para alimentação humana e ração animal.
Baixe gratuitamente o nosso Catálogo de Farinhas Integrais, Mix de Grãos e Flocos e crie produtos diferenciados para fidelizar os clientes!