Com uma expectativa positiva para 2023, o setor de panificação e confeitaria comemora os resultados no primeiro semestre desse ano. O crescimento no faturamento (janeiro a maio) foi de 19,5%, em relação ao mesmo período do ano anterior, significando R$ 5,7 bilhões.
Desse modo, é o momento para as empresas iniciarem o planejamento para o próximo ciclo e investirem em inovação e qualidade. Com esse entendimento é importante destacar que a CISBRA conta com 30 anos de experiência no processamento e comercialização de grãos integrais, e pode ser a parceira que sua empresa precisa para aumentar os lucros e o reconhecimento no mercado.
Quais as tendências no setor de panificação?
Inicialmente é preciso destacar os últimos dois anos foram desafiadores para todas as atividades econômicas do país e do mundo. Contudo, o setor de panificação se adaptou para continuar a produzir os alimentos para população brasileira.
Nesse sentido, dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) são esclarecedores, pois, apesar do aumento progressivo no preço da farinha de trigo, as empresas se reinventaram em termos de gestão para manter o valor do principal produto, o pão francês, em índices condizentes com a crise econômica nacional.
Outra informação importante sobre o setor são os negócios implementados durante os últimos dois anos. Novos modelos de venda foram adotados por marketplaces, aplicativos, lojas autônomas, dark kitchens e microempreendedores individuais, visando a permanência no mercado.
Sendo assim, as principais tendências estão focadas nos seguintes aspectos:
- Qualidade da matéria-prima e dos produtos comercializados;
- Fidelizar o cliente com criatividade e bom atendimento;
- Implantar uma opção eficiente de delivery;
- Adaptar os itens clássicos da panificação para versões com ingredientes funcionais.
A título de esclarecimento, a CISBRA conta com portfólio diversificado de mix de grãos, flocos e farinhas integrais. As soluções disponíveis atendem as demandas da indústria alimentícia, incluindo os segmento de panificação, massas, biscoitos e cookies.
Os pedidos podem ser personalizados para atender as necessidades de inovação em termos de mistura de ingredientes, novas granulometrias e composições exclusivas.
Como é possível inovar no setor de panificação?
Antes de mais nada, é importante esclarecer que o setor de panificação se destaca pela organização da gestão, já que é preciso assertividade para uma empresa obter lucros no segmento de varejo. Dessa maneira, o primeiro passo é conhecer profundamente o mercado de atuação, bem como a concorrência da região onde o negócio está localizado.
Em seguida, conhecer os interesses dos usuários que já são clientes, pois, as ações de marketing são impulsionadas pelas indicações de consumidores. Em outras palavras, conquiste e mantenha o nível de qualidade dos produtos e do atendimento prestado aos frequentadores.
As pesquisas de mercado continuam a oferecer as melhores respostas sobre os produtos campeões de venda, preferências dos consumidores, fornecedores eficientes e principalmente, os motivos para que clientes deixem de frequentar um estabelecimento.
Desse modo, inovar é antes de tudo, potencializar as qualidades e diferenciais da sua empresa, buscando sempre novidades que sejam desenvolvidas com um conceito definido e focado no bem-estar e satisfação dos consumidores.
A título de exemplificação, utilizar produtos rastreados e de procedência, itens de alta qualidade e opções para atender diferentes públicos.
O que deve ser avaliado na escolha de um fornecedor?
Como foi possível observar, o caminho para inovação no setor de panificação requer habilidade na gestão, avaliação dos desejos dos consumidores e inovação em produzir novos produtos com matérias-primas reconhecidas cientificamente pela qualidade nutricional.
Nesse sentido, o portfólio da CISBRA conta com a linha “Sem Glúten”, para atender a necessidade de milhares de cidadãos com intolerância a glúten, dietas diferenciadas como os veganos e ainda, portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial.
São mais de 30 opções de grãos e farinhas processados para atender públicos que não podem ou não desejam consumir o trigo e ainda: farinhas integrais (inclusive de trigo), pré-misturas, flocos, misturas de granolas e grãos de características funcionais como a linhaça, por exemplo.
Portanto, a CISBRA enquanto fornecedora para o seu negócio apresenta as seguintes vantagens:
- Excelência na produção: ingredientes com margem de 99,9% de pureza, proporcionando maior qualidade à produção de indústrias, fábricas e empresas.
- Customização: mix de matérias-primas pode ser customizado e personalizado, conforme a necessidade do cliente.
- Rastreabilidade: a CIBRA trabalha com o Programa de Monitoramento da Produção de Grãos, garantindo boas práticas e a rastreabilidade de toda a cadeia produtiva.
- Amplo portfólio: grande variedade de produtos, possibilitando atendimento completo na fabricação de alimentos convencionais e versões sem glúten.
Portanto, agora que você sabe como a CISBRA pode contribuir para inovar a produção de alimentos da sua empresa, entre em contato e conheça os detalhes dos nossos produtos. Estamos comprometidos em oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Acesse o site e confira nosso portfólio para linha industrial.