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Mercado vegano: principais tendências para 2022

Mercado vegano principais tendências para 2022

Nos últimos anos, a oferta de produtos alimentares que atendem o público vegano e vegetariano aumentou consideravelmente. E não é à toa. O mercado vegano está em expansão no Brasil e no mundo. Com a mudança do perfil dos consumidores, o setor alimentício precisa se adaptar e estar atento às novas tendências.

O veganismo é uma filosofia de vida que visa excluir — na medida do possível — todos os produtos derivados de animais, não apenas da alimentação, mas também do vestuário e de todas as esferas de consumo.

Mas o mercado vegano não atinge apenas esse público. Ele engloba também os vegetarianos (dieta que exclui todos os tipos de carne) e os flexitarianos (dieta que reduz o consumo de carne) e ainda as pessoas que estão buscando opções mais saudáveis na alimentação.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em 2018, 14% da população se consideram vegetarianos e que 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se estivessem indicados na embalagem. Por isso, o mercado vegano é uma grande oportunidade de investimento e o seu negócio não pode deixar de lado essa demanda em expansão.

Neste artigo, vamos mostrar 6 tendências do mercado vegano para 2022. Boa leitura!

 

1. Restaurantes com opções veganas no cardápio

Oferecer opções sem derivados de animais no cardápio deixou de ser algo visto apenas em restaurantes veganos. A inclusão de pratos veganos atraem não apenas as pessoas que seguem esse estilo de vida, mas os seus acompanhantes também (que podem ou não consumir carne).

Com o avanço do flexitarianismo, muitas pessoas estão reduzindo o consumo de carne por vontade própria. Movimentos como o “segunda sem carne”, por exemplo, mobiliza milhões de pessoas no mundo com o propósito de não comer proteína animal, pelo menos, uma vez na semana.

 

2. Alimentação plant-based

A alimentação à base de plantas (plant-based) é uma das principais tendências do mercado vegano nos últimos anos. Ela consiste na substituição de produtos de origem animal por vegetais.

Os produtos plant-based atraem e surpreendem os clientes porque possuem sabor, aroma e textura muito parecidos com a versão de origem animal. E ainda, de forma geral, apresentam um teor menor de gordura e colesterol. Por isso, a tendência é que carnes 100% vegetal e produtos lácteos sejam mais comuns no nosso dia a dia.

 

3. Bebidas vegetais

As bebidas vegetais estão dentro da categoria de alimentos plant-based mas merecem um destaque especial. Afinal, eles tiveram um crescimento expressivo nos últimos anos. Os leites vegetais, em especial, possuem um alto valor nutricional e chamam a atenção por terem sabor e textura comparável ao leite de origem animal. 

A tendência é que os consumidores alternem entre os leites vegetais e os de origem animal, negando a ideia de que as bebidas vegetais seriam consumidas apenas por veganos ou por pessoas intolerantes à lactose. Entre os mais consumidos estão as bebidas à base de vegetais como soja, amêndoas, coco, arroz, aveia e outros grãos. 

 

4. Farinhas integrais para panificação

O consumo de pães, bolos, biscoitos e massas doces e salgadas faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Por isso, os clientes estão sempre em busca de produtos de qualidade que atendam às necessidades.

O uso de farinhas integrais na panificação possibilita aumentar o mix de produtos com versões de maior valor nutricional sem perder o sabor. Assim, atrai consumidores que desejam opções mais saudáveis, que estão de dieta ou que possuem alguma restrição alimentar, como intolerantes à glúten e à lactose.

 

5. Sustentabilidade

A preocupação com causas ambientais e ao cuidado com os animais é um tópico que está se tornando mais relevante na sociedade. Os consumidores estão mais conscientes e querem saber a origem dos produtos que consomem e como eles são feitos e descartados. A prática de medidas mais sustentáveis gera resultados positivos tanto para a imagem da empresa, quanto para a sociedade.

 

6. Clean label

O conceito de clean label — “rótulo limpo” em uma tradução literal — também é uma tendência que está crescendo no Brasil e no mundo. Tem como propósito oferecer produtos mais naturais e com ingredientes conhecidos pelos consumidores, com informações claras e sem termos técnicos sobre a composição. 

A tendência visa o consumo de alimentos naturais e orgânicos, diminuindo a adição de conservantes químicos, aromatizantes e corantes artificiais da comida. É muito procurados por pessoas que possuem alguma restrição ou alergia alimentar. Por serem ingredientes nutritivos e funcionais, eles fazem bem à saúde e ajudam a minimizar o risco de doenças. 

O mercado vegano possui milhões de adeptos e está em expansão no Brasil. O comportamento dos consumidores está mudando e, cada vez mais, eles estão em busca de alimentos mais saudáveis e em reduzir o seu consumo de carne e derivados de animais. Por isso, vale a pena conhecer esse mercado e pensar como o seu negócio pode aproveitar essa oportunidade.

 

Para começar, que tal saber mais sobre a alimentação plant-based?

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