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Plant-based: saiba como se tornou realidade para o mercado alimentício

plant-based

Você já viu no supermercado ou em restaurantes produtos como hambúrguer de grão de bico, bebidas vegetais e linguiça vegana? Esses são apenas alguns exemplos de uma das principais tendências do mercado alimentício: os alimentos plant-based.

A alimentação à base de plantas está relacionada a uma substituição de alimentos de origem animal por vegetais. Para isso, a tecnologia e o processamento industrial são grandes aliados para que a textura e o sabor seja o mais próximo possível da versão “original”. Esse mercado está em ascensão e já é uma realidade no mercado brasileiro.

Para conhecer mais sobre esse assunto, continue a leitura. Ao longo do artigo, vamos mostrar o que é a alimentação plant-based e como ela pode ser uma oportunidade para o seu negócio. Confira!

 

O que é alimentação plant-based?

A alimentação plant-based é uma alimentação à base de plantas, com o foco em proteínas vegetais. Ela está relacionada a uma redução no consumo de carne, que é substituída por outros alimentos como legumes, verduras e grãos. Dessa forma, agora podemos encontrar itens como hambúrguer, salsichas e bifes com o gosto, textura e aparência parecidas com proteína animal, mas feitos com vegetais.

Entre os diversos alimentos que podem ser utilizados nesta categoria estão a soja, o grão de bico, a ervilha, a lentilha e os óleos e gorduras vegetais. Os laticínios de origem vegetal já estão presentes no mercado há algum tempo. A procura por leites vegetais, iogurtes, queijos e manteigas foram impulsionados, principalmente, pelo crescimento do movimento vegano.

E nos últimos anos, os substitutos para a carne estão ganhando mais adeptos.

 

Por que a alimentação plant-based se tornou uma tendência mundial?

O propósito da alimentação plant-based é substituir produtos de origem animal por alimentos feitos à base de plantas. De forma geral, as pessoas estão mais conscientes do poder das suas escolhas e das consequências que elas geram para si e para o mundo.

A diminuição do consumo de carne animal e o aumento de alimentos à base de plantas faz bem para a saúde e reduz o impacto ambiental. Segundo pesquisa divulgada pelo The Good Food Institute Brasil sobre o consumidor brasileiro e o mercado plant-based, a porcentagem de pessoas que diminuíram o consumo de carne no último ano passou de 29% em 2018 para 49% em 2019.

No entanto, o crescimento da alimentação plant-based não significa que a demanda por carne animal vai acabar. O consumo desse tipo de proteína continua no topo em todas as classes sociais com um maior número de pessoas diminuindo o seu consumo, mas sem deixar de consumir proteínas animais completamente.

 

Como é formado o público que consome alimentos pant-based?

O mercado de alimentos plant-based está crescendo no Brasil e no mundo. Se você acha que a alimentação plant-based é consumida apenas por veganos e vegetarianos, se prepare para uma surpresa. Os “flexitarianos” compõem a maior parte do mercado plant-based.

Esse público é formado por pessoas que procuram alternativas mais saudáveis, alimentos menos processados, com menos corantes artificiais e menos conservantes. Eles desejam consumir menos carne, substituindo-a por uma proteína vegetal que seja o mais parecido possível com a experiência de consumir a proteína animal.

Além da preocupação com a saúde, outras características relacionadas ao público que consome alimentos plant-based é a preferência por produtos orgânicos e a preocupação com a origem das matérias-primas.

Buscando atender as necessidades desse público, a Cisbra disponibiliza matérias-primas proteicas que auxiliam a indústria plant-based na fabricação dos produtos, oferecendo soluções saudáveis, com sabor e funcionalidade.

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