Todo alimento que chega à mesa do consumidor tem um histórico e, para garantir que a logística até lá seja a mais adequada, a Cisbra acompanha o processo completo: do campo ao armazenamento e transporte até o destino final de comercialização.
Por que é importante acompanhar todos os passos da produção dos grãos?
Com o crescente aumento na busca por alimentos saudáveis e livres de resíduos tóxicos, torna-se cada vez mais necessário o uso de sistemas de produção integrada. Que agregam a alta produtividade com a qualidade final do produto, voltados simultaneamente para o cumprimento das legislações e obtenção de excelência na produção.
Assim, seguindo todos estes passos, a Cisbra consegue dar assistência em todas as áreas para entregar um alimento seguro e altamente nutritivo.
O que é o Programa TOP Cisbra?
O programa TOP Cisbra acompanha o desenvolvimento das culturas nas lavouras, da semeadura a colheita, auxiliando o parceiro produtor na busca de melhor qualidade nutricional do grão e objetivando a produção economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa.
Quais são as etapas que são monitoradas?
São sete etapas de monitoramento:
Campo: no intuito de auxiliar o produtor no monitoramento da produção de grãos, independente da cultura, consiste em um acompanhamento desde a semeadura, fase vegetativa e reprodutiva da planta, até o momento da colheita, dando assistência quanto ao uso de defensivos agrícolas para o manejo da espécie, de forma segura tanto para o produto final, quanto para o meio ambiente e para o produtor rural, sempre respeitando o tempo residual dos produtos utilizados.
Recebimento e armazenamento: assim que a carga de grãos chega na indústria, são analizados os teores de impureza, matérias estranhas, umidade da massa de grãos, presença de insetos e fungos. Deste modo, é verificado se há a necessidade de pré-limpeza e secagem para posterior armazenamento adequado.
Seleção e processamento: nesse processo ocorre o monitoramento da eficiência da remoção dos materiais indesejáveis juntos aos grãos. As propriedades físicas usadas para a separação são largura, espessura, comprimento, peso específico, textura superficial e cor, cada um de acordo com a especificação do material a ser processado.
Laboratório: a Cisbra possui laboratório próprio, onde realiza análises sensoriais, microbiológicas, físico-químicas, de matérias estranhas, micotoxinas, glúten, OGM, entre outras, conforme especificações necessárias para os produtos recebidos e produzidos na unidade. Além disso, participa do Programa de Ensaios de Proficiência Microbiológicos Quantitativos para alimentos e bebidas, acreditado junto ao INMETRO, através do SENAI/SC. Assim, a Cisbra garante o cumprimento das legislações vigentes e fornece itens com qualidade e rastreabilidade assegurada.
Auditoria de Qualidade: realiza auditorias internas de avaliação de BPF e APPCC, além de receber autorias externas de clientes e de empresas especializadas para avaliação do Sistema de Gestão Integrado (SGI), que avaliam o desempenho da sistemática de produção.
Logística: através da logística própria, são tomados os cuidados necessários para envio uma carga segura. Sempre considerando o tipo de embalagem e disposição das sacarias para evitar danos físicos, deterioração por umidade ou temperaturas extremas. Os veículos são rastreados e monitorados para que cumpram todos os requisitos para o transporte de alimentos. Os cuidados no transporte e em toda a cadeia de monitoramento são aplicados tanto para fornecimentos nacionais quanto para cargas exportadas.
A Cisbra investe sempre em novas tecnologias, desenvolvendo a competência dos colaboradores e praticando a conduta ética, assim todas as etapas realizadas resultam em matéria-prima com qualidade assegurada e responsabilidade ambiental, garantindo produtos certificados e a satisfação de clientes nacionais e internacionais.