A busca por ingredientes naturais, saudáveis e versáteis impulsiona o segmento alimentício a explorar novas alternativas. Dentre elas, a farinha de lentilha é uma opção bastante promissora.
Ela apresenta propriedades nutricionais únicas e alto potencial de aplicação em diversas formulações. Pode, por exemplo, ser utilizada em substituição ao trigo para atender à demanda da população celíaca, além de muitas outras aplicações.
Conheça as propriedades únicas desta farinha e suas funcionalidades na produção de alimentos.
Veja por que ela é ideal para um público exigente e consciente sobre a alimentação saudável!
Lentilha: tesouro de nutrientes e versatilidade
A lentilha (Lens culinaris) é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Segundo a Embrapa, ela já era cultivada na Ásia há aproximadamente 7000 a.C. É, inclusive, citada na Bíblia.
Do ponto de vista nutricional, a leguminosa:
- Possui alto valor alimentício;
- É uma importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais como cálcio e ferro;
- Possui, em sua constituição, aminoácidos essenciais, como isoleucina e lisina.
Para uso industrial, duas são as variedades de lentilha: lentilha comum e lentilha vermelha.
Veja a comparação entre elas na tabela:
E a farinha de lentilha? Quais são suas características?
Tanto a farinha de lentilha vermelha quanto a comum apresentam uma versatilidade impressionante na indústria alimentícia.
Conforme artigo publicado na ScienceDirect, este tipo de farinha pode, inclusive, melhorar a qualidade nutricional, a aceitação e as propriedades saudáveis em comparação com a leguminosa.
Logo, para o segmento industrial, os principais benefícios deste ingrediente são:
- Excelente fonte de proteína vegetal: ideal para o desenvolvimento e fabricação de alimentos plant-based, caso de pães, massas, biscoitos e bebidas vegetais;
- Alto teor de fibras: a indústria consegue produzir alimentos que contribuam com a saciedade do consumidor, além de promover sua saúde digestiva;
- Alimento sem glúten: permite a criação de produtos adequados para pessoas com sensibilidade ao glúten ou doenças celíacas, que atingem 1% da população mundial (Fenacelbra);
- Textura e sabor: a farinha de lentilha confere uma textura macia e um sabor levemente adocicado, complementando diversas receitas.
Consequentemente, este é um ingrediente com muitas aplicações. Veja algumas delas a seguir.
Como utilizar a farinha de lentilha na indústria?
Nos últimos anos, tem-se observado uma tendência crescente no consumo de lentilhas por parte da população, devido aos efeitos benéficos anteriormente apresentados.
Já sua farinha, decorrente da moagem dos grãos integrais, representa uma excelente solução para a indústria de alimentos em geral, desde pães/biscoitos a produtos veganos.
Seu uso é uma forma de adicionar valor nutricional e funcional aos produtos. No segmento fabril, ela será utilizada para:
Substituir a farinha de trigo
Graças à sua textura e sabor neutros, esta leguminosa funciona muito bem em substituição de parte ou do trigo.
Também é empregado no escurecimento de massas de pães, biscoitos e outros produtos da indústria de panificação.
Logo, pode ser utilizada em diversas receitas, como pães, bolos, biscoitos e massas.
Enriquecer alimentos
A adição do grão moído a barras de cereais, biscoitos e iogurtes ajuda a aumentar o teor de proteína e fibra, tornando-os nutritivos.
Formular produtos plant-based
A farinha de lentilha é um ingrediente muito interessante em substituição de produtos cárneos, especialmente por sua estrutura ligante, capaz de formar uma estrutura mais coesa em produtos.
Consequentemente, é muito utilizada na produção de alimentos plant-based, como hambúrgueres vegetarianos, nuggets e salsichas vegetais.
Conferir textura ao alimento
O ingrediente confere uma textura mais firme e úmida aos alimentos, além de auxiliar na formação de gel.
Ótima solução para alimentos saudáveis e nutritivos
No atual cenário, a busca dos consumidores por alimentos saudáveis e nutritivos é crescente. Um levantamento da Sodexo, citado por uma reportagem da revista Exame, reforçou este cenário. Acompanhe:
- 90% dos brasileiros citam que o termo “alimentação sustentável” é positivo;
- 48% passaram a consumir produtos sustentáveis sempre que possível;
- 70% esperam que os restaurantes disponibilizem alimentação sustentável;
- 70% querem alternativas sustentáveis em escolas e universidades.
Essa pesquisa reforça a informação de que há uma mudança significativa nos padrões de consumo dos brasileiros.
Por consequência, a indústria precisa se adequar aos desejos do consumidor e oferecer produtos focados em qualidade nutricional e saudabilidade.
Também é um alimento integral, o que significa que todos os nutrientes do grão são preservados durante o processo de moagem.
Por fim, ela é rica em fibras, proteínas e outros nutrientes essenciais, contribuindo com a fabricação de alimentos saudáveis e equilibrados.
O melhor ingrediente você encontra na Cisbra
A crescente demanda por alimentos saudáveis e nutritivos impulsiona a indústria alimentícia a buscar ingredientes de alta qualidade, caso da farinha de lentilha.
Este é um investimento fundamental que todo empresário deve adotar.
Ao utilizar esse ingrediente em massas, pães e demais produtos, sua empresa pode oferecer ao mercado alimentos saudáveis e nutritivos. Mas, para isso, é essencial ter um bom fornecedor de insumos para sua indústria.
Neste contexto, a Cisbra é a escolha certa. Somos especialistas em um grande mix de grãos, flocos e farinhas integrais, com nossos ingredientes sendo utilizados pelas principais marcas do Brasil.
Alinhamos excelência com customização em um amplo portfólio, facilitando o desenvolvimento de produtos inovadores que atendam a demanda do mercado.
Saiba mais sobre nossas soluções e solicite o seu orçamento.