O Brasil está entre os principais produtores de grãos do mundo, sendo o arroz, feijão, milho, soja, e o trigo os mais cultivados. No entanto, a diversidade de grãos presentes no mercado brasileiro é enorme, proporcionando uma variedade de farinhas integrais que podem ser utilizadas na panificação.
Explorar a diversidade de grãos presente no mercado brasileiro é uma forma de ampliar o seu mix de produtos, atraindo mais clientes. Afinal, o consumo de alimentos integrais está crescendo, principalmente, devido a uma maior procura por opções mais saudáveis.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue a leitura!
Conheça os principais grãos utilizados para panificação
O pão feito com farinha de trigo branca continua sendo um clássico. Porém, muitas padarias estão indo além e apostando em outros tipos de matérias-primas para produzir os seus pães, bolos e biscoitos como uma forma de atrair mais clientes.
Uma das maiores tendências do momento são as farinhas integrais. Elas têm a vantagem de serem mais ricas em nutrientes e terem mais fibras do que a farinha branca, fator que promove saciedade por mais tempo e proporciona diversos benefícios para a saúde.
A seguir, confira uma seleção com as principais farinhas integrais que podem ser utilizadas para a produção de pães.
Arroz
O arroz está entre os principais cereais produzidos no mercado brasileiro. Após o processo de moagem, a farinha integral de arroz pode ser utilizada em receitas doces e salgadas. Por não possuir glúten, ela é ideal para o consumo de pessoas com doença celíaca ou com intolerância a essa proteína.
Trigo
O trigo é o grão mais utilizado na panificação e não poderia ficar de fora desta lista. A farinha integral de trigo se diferencia da branca por ser obtida a partir da moagem do grão inteiro. Por isso, ela possui mais fibras e nutrientes.
A sua versão integral está ganhando espaço no gosto do brasileiro, sendo encontrada em diversas receitas de pães, bolos e biscoitos.
Milho
O milho é um dos grãos mais consumidos do mundo, sendo usado tanto na alimentação humana, quanto da animal. Na CISBRA, a farinha integral de milho está disponível nas versões de milho branco e amarelo, na granulometria fina e grossa.
Ela é livre de glúten, sendo uma alternativa rica em proteínas e fibras que pode ser utilizada em uma grande quantidade de receitas.
Centeio
A farinha integral de centeio possui diversos nutrientes que beneficiam a saúde, principalmente, por conta das propriedades de absorção do açúcar e da gordura no sangue.
Ela é mais uma opção de farinha integral, contém glúten e que possui mais fibras do que os pães feitos com farinha de trigo branca.
Aveia
Seja na forma de farinha, farelo ou flocos, a aveia possui diversos benefícios para a saúde. Versátil, a farinha integral de aveia não contém glúten e pode ser utilizada tanto para receitas doces, quanto salgadas.
Na panificação, ela é uma ótima pedida para atrair clientes que buscam alimentos mais saudáveis, sem deixar o sabor de lado.
Semente de linhaça
A farinha integral de linhaça dourada e de linhaça marrom também são opções livres de glúten para a produção de pães, bolos e biscoitos. Elas são consideradas superalimentos, por serem muito nutritivas e protegerem o corpo de diversas doenças.
Uma das suas vantagens é que as farinhas integrais de linhaças são grandes fontes de ômega 3, nutriente conhecido pelas propriedades anti-inflamatória e de proteção contra problemas cardiovasculares. Ou seja, elas são uma excelente escolha para pães mais saudáveis, não é mesmo?
As farinhas integrais são provenientes da moagem do grão inteiro e não passam pelo mesmo processo de refinamento que a farinha de trigo branca. Por isso, elas são mais ricas nutricionalmente. Os diversos grãos presentes no mercado brasileiro, como podemos ver, possibilita que as panificadoras se diferenciem no mercado e atendam às necessidades dos clientes.
Há quase 30 anos, a CISBRA é uma referência no mercado brasileiro, fornecendo diversos produtos para as panificadoras. Entre eles, temos o mix de farinhas integrais personalizado para atender às necessidades do seu negócio. Para saber mais, confira a nossa linha industrial!