Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.

O que é triticale e para que serve?

O que é triticale e para que serve?

O triticale é uma semente hibrida desenvolvida em meados do século XIX, em países da região escandinava. No entanto, chegou ao Brasil muito tempo depois, cultivado inicialmente como matéria-prima para ração animal. 

Contudo, as pesquisas demonstraram que o produto apresenta altos índices de nutrientes importantes para os seres humanos. 

Vale destacar que o alimento é resultado do cruzamento de duas culturas muito populares em várias partes do mundo: o trigo e o centeio. 

Em razão dos resultados positivos obtidos na indústria alimentícia, vamos detalhar as características e aplicações da semente. Acompanhe o texto e aproveite para experimentar produtos elaborados com essa matéria-prima! 

 

O que é triticale e como surgiu o cultivo?

O que é triticale e como surgiu o cultivo?

A ciência alimentar é responsável pela produção de vários produtos, que têm melhorado a saúde nutricional ao longo dos anos. Dito isso, o triticale é um cereal formado por duas culturas muito utilizadas, o trigo e o centeio. 

De acordo com as pesquisas do setor, a intenção inicial era melhorar o rendimento e qualidade do trigo — em questões como tolerância a doenças e composições nutricionais.

Porém, a união dos grãos resultou em um alimento com níveis mais altos de vitaminas e minerais, quando comparado aos itens iniciais. 

Por isso, com investimento em pesquisas, foi comprovado como um alimento altamente saudável. 

No Brasil, a cultura está sendo aprimorada com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que avalia cultivos mais produtivos e resistentes. 

Vale acrescentar que a Região Sul é a maior produtora nacional, em razão do clima. 

 

Quais os valores nutricionais mais importantes?

O consumo do triticale foi incorporado na indústria alimentícia e produção de alimentos saudáveis, pois contribui para o bom funcionamento do organismo. 

Por ser considerado um supercereal pelos nutricionistas, vamos elencar algumas das propriedades do triticale e ação desenvolvida no organismo, confira:

 

Reduz problemas de digestão

Na atualidade, o consumo de alimentos ultraprocessados resultou no crescimento de problemas referentes a digestão, chegando ao ponto de provocar doenças. 

Nesse sentido, o triticale contém alto índice de fibras que colaboram para a digestão eficiente dos alimentos ingeridos. 

 

Circulação sanguínea

Outra ação importante do cereal acontece no sistema circulatório do corpo e na manutenção dos órgãos. 

Isso é possível em razão dos nutrientes, como vitaminas e minerais, existentes no alimento. 

 

Metabolismo

As fibras do triticale, além de colaborarem com a boa digestão, otimizam o processo metabólico do corpo humano. 

Desse modo, controlam os níveis de açúcar no sangue e agem em conjunto com o manganês, auxiliando a transformar o açúcar consumido em energia. 

 

Estresse oxidativo

O manganês, presente no cereal, é fundamental para manter o equilíbrio do corpo, tendo em vista que ajuda a manter os níveis de estresse em níveis adequados

 

Saúde dos ossos

Para promover a saúde dos ossos, alguns dos minerais que entram em ação são o cálcio, fósforo e o zinco, responsáveis por manter o sistema esquelético em boas condições. 

Do mesmo modo, é indicado para mulheres que vivenciam o processo de menopausa, em razão do enfraquecimento dos ossos. 

 

Quais as aplicações do triticale na alimentação humana?

Quais as aplicações do triticale na alimentação humana?

O triticale é empregado na forma farinha, por isso, é processado e utilizado pela indústria alimentícia para produção de diversos alimentos. 

Quando utilizado para preparo em casa, a farinha de triticale geralmente é base para bolos de especiarias, panquecas e pães rápidos. 

Outro diferencial do cereal é ter um sabor ligeiramente mais doce, combinando muito bem com frutas secas e mel, nas refeições matinais. 

Na produção industrial, é utilizado na produção de farinha, pão, cereais, flocos e biscoitos, no setor de alimentos saudáveis. 

Contudo, é preciso fazer uma ressalva: o produto não pode ser consumido por pessoas com intolerância a glúten ou doença celíaca. 

Portanto, se sua fábrica ou indústria precisa de um fornecedor de triticale, encontrará na CISBRA uma parceria de sucesso. O cereal é comercializado em grãos classificados e selecionados para oferecer a melhor qualidade do produto. Acesse o site e conheça a linha completa de grãos integrais. 

Acesse o catálogo e conheça nossos grãos, flocos e farinhas integrais!