A procura por uma dieta equilibrada e a mudança de hábitos alimentares tem na quinoa uma grande aliada. Esse grão é originário na região dos Andes, na América do Sul e reúne excelentes propriedades nutricionais.
O alimento pode ser consumido em grãos, flocos ou farinha e é base para elaboração de produtos de panificação. Para que você possa conhecer os benefícios do produto na saúde humana, reunimos informações sobre a composição de nutrientes e a diversidade de opções de consumo.
O que é quinoa e para que serve?
De acordo com especialistas em nutrição, o grão de quinoa é classificado como um pseudocereal, em razão do alto índice de amido (50% a 60%) e da qualidade proteica. Apesar de ser consumido há muitos séculos por povos originários da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru, é mais recente a inclusão na dieta alimentar entre a população dos grandes centros urbanos.
O destaque e popularização do alimento foi despertado pela quantidade de nutrientes benéficos à saúde humana. Para se ter uma ideia, os grãos registram um índice de 14% a 16% de proteína, composta por aminoácidos balanceados. Além disso, são confirmadas a existência dos seguintes minerais: potássio, cálcio, magnésio, fósforo, selênio, ferro e zinco.
Por esse motivo, o consumo da quinoa é recomendado em uma dieta saudável já que conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que atuam de forma preventiva nas seguintes situações: combate ao envelhecimento precoce da pele, fortalecimento do sistema imunológico e reduzindo as chances de doenças cardiovasculares.
Outro diferencial do grão é não conter glúten, por isso o nome pseudocereal. Por esse motivo, é prescrito na alimentação de pacientes diabéticos, com obesidade e que tenham doença celíaca.
Quais as principais qualidades da quinoa?
A inclusão de um alimento que não é familiar ao paladar da família pode causar uma rejeição inicial, apesar dos benefícios nutricionais. Desse modo, a quinoa, como outros grãos, a quinoa pode ser processada em flocos ou farinha e compor a elaboração de vários pratos.
Do mesmo modo, fica muito saborosa quando adicionada no preparo de sopas, tortas, bolinhos, pães e saladas. Sendo assim, com criatividade e dedicação é possível incluir o alimento na dieta de toda família, impactando positivamente a qualidade de vida.
Vale reforçar as qualidades da quinoa e os benefícios à saúde humana, por isso, reunimos algumas informações relevantes sobre o grão. Confira:
Qualidade proteica
A proteína encontrada na quinoa se caracteriza pelo alto índice de aminoácidos essenciais e por oferecer uma boa digestibilidade.
Complemento alimentar
Os grãos são muito apreciados por praticantes de esportes, já que atua na recuperação dos danos musculares decorrentes de atividades que exijam força.
Propriedades antioxidantes
A presença da vitamina E e outros minerais, tornam o grão uma opção natural como antioxidante, retardando o envelhecimento precoce da pele.
Dietas especiais
Os consumidores que aderem a uma dieta vegetariana e vegana tem na quinoa uma alternativa importante de proteína vegetal, além dos minerais e antioxidantes. Outro grupo que pode se beneficiar com o alimento são os pacientes celíacos e diabéticos.
Fibras em alta
Uma informação importante sobre a quantidade de fibras da quinoa é que o produto contém mais de 6 gramas de fibras em cada 100 gramas de grãos, superando outras opções como arroz integral e farinha de trigo.
Uso da quinoa na indústria de alimentos
Os benefícios comprovados da quinoa levaram a Assembleia Geral das Nações Unidas para alimentação e agricultura (AGNU) a elegê-la como um dos alimentos mais completos e balanceados para o consumo humano. Na avaliação do grupo de pesquisa, o grão pode substituir ou complementar os mais populares, como arroz, milho e trigo.
Desse modo, o uso do grão tem sido ampliado na indústria alimentícia, particularmente na panificação. A farinha obtida da quinoa pode ser combinada com a de trigo ou milho, para produção de biscoitos, pães e outras comidas processadas.
O desafio para ampliar o aumento na produção de alimentos à base de quinoa no Brasil está na agricultura. Atualmente, os maiores produtores e exportadores mundiais são o Peru, Bolívia e Estados Unidos.
No território nacional, o estado do Rio Grande do Sul se destaca na produção, contudo, experimentos positivos estão em desenvolvimento na região Centro-Oeste.
A CISBRA é referência na comercialização de quinoa de origem peruana, com opções dos grãos branco, vermelho e preto. O alimento faz parte tanto da linha convencional quanto da linha sem glúten (com garantia laboratorial) e estão disponíveis ainda na versão farinha.
Dessa forma, a empresa está preparada para atender diferentes demandas de quantidade e processamento da quinoa. Entre em contato e solicite nosso portfólio completo e um orçamento, sem compromisso.