Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.

Conheça as opções de farinhas low carb no mercado

Com o crescimento da conscientização sobre a alimentação saudável, a popularização da dieta e das farinhas low carb vem ganhando destaque. 

As opções tradicionais de farinhas estão sendo substituídas por alternativas mais nutritivas e com menor teor de carboidratos.

Pensando nesse cenário, reunimos informações relevantes sobre o tema e uma lista com as 4 principais farinhas low carb do mercado.

Continue a leitura para conferir! Vamos lá?

Farinhas low carb: entenda o contexto para essa tendência

O aumento da procura das farinhas low carb está diretamente relacionado ao crescente interesse por essa dieta. E é justamente isso que a torna uma grande tendência entre os consumidores. 

Segundo um levantamento da CNN, no Google Trends, o low carb foi a dieta mais pesquisada nos últimos 12 meses no Brasil, alcançando uma média de 75 pontos durante o período.

A dieta low carb (baixo carboidrato) promove o consumo reduzido de carboidratos, priorizando proteínas e gorduras. 

Aqui, a proteína ajuda a aumentar o gasto energético, preservar a massa magra e promover a saciedade. Enquanto isso, a secreção de insulina é reduzida, aumentando a oxidação de gorduras.

As farinhas têm um papel fundamental nesse contexto. Afinal, a farinha de trigo, por exemplo, é uma das que mais contam com carboidratos em sua composição. 

Por isso, os consumidores têm priorizado produtos que não comprometem os resultados esperados da dieta.

Conforme um estudo da Unisepe, as dietas Low Carb envolvem a ingestão de menos de 200g de carboidratos por dia, com um consumo geralmente entre 50 e 150g ou abaixo de 40% da energia diária vinda de carboidratos. 

A dieta se consolidou no mercado principalmente pelo seu efeito na perda de peso, mas também oferece outros benefícios.

 Leia também: Farinha sem glúten: conheça as oportunidades e desafios no mercado

A relação entre as farinhas low carb e o plant based

farinhas low carb e o plant based

A relação entre farinhas low carb e o movimento plant based está na possibilidade de combinar uma alimentação com baixo teor de carboidratos com ingredientes de origem vegetal. 

Embora tenham focos diferentes, essas abordagens podem ser complementares.

O termo “plant based” refere-se a alimentos à base de vegetais, com foco na reprodução de texturas e sabores típicos de proteínas animais, como a carne, por exemplo. 

Muitas farinhas low carb são naturalmente plant based, visto que são provenientes de plantas. Veremos a seguir a lista com as principais, que exemplificam essa afirmação.

Além disso, o plant based é uma tendência crescente. Segundo a EXAME, o consumo desses alimentos cresceu quase 70% nos últimos 5 anos no Brasil, refletindo a busca por uma alimentação mais saudável e sustentável.

Nesse sentido, ambas são excelentes oportunidades para a indústria de alimentos. Afinal, a procura por essas dietas têm aumentado cada vez mais. 

Os consumidores, atualmente, valorizam uma alimentação mais saudável e responsável, o que reflete diretamente nesse comportamento.

Portanto, eles priorizam marcas e empresas que compreendem e atendem suas demandas. 

Ou seja, que oferecem produtos alimentícios de extrema qualidade e valor nutricional, sem atrapalhar seus objetivos. 

Ao apostar nessas tendências, é possível sair na frente da concorrência e aumentar a reputação da sua indústria ao fortificá-la, no mercado, como uma empresa que compreende e preza por alimentos saudáveis

Clique aqui e baixe nosso guia completo sobre plant based!

Conheça as principais farinhas low carb disponíveis no mercado

Diante do contexto apresentado, reunimos 4 das principais farinhas low carb e plant based disponíveis no mercado. 

Vale ressaltar que todas elas são disponibilizadas pela Cisbra. Conheça um pouco mais de cada uma a seguir!

1. Farinha de Linhaça

A farinha de linhaça é uma das low carbs mais utilizadas no mercado. Ela é proveniente de uma planta cultivada milenarmente.

A solução é composta por apenas 43,3 gramas de carboidratos, menos do limite permitido pela dieta. Além disso, é formada por 25% de proteínas, 40% de ácidos graxos e 28% de fibras dietéticas. 

Essa é uma das farinhas low carb que se destacam pela versatilidade de uso e aplicação. Por exemplo, ela pode ser utilizada na produção de pães e biscoitos e incorporada em vitaminas e sucos. 

 Leia também: Qualidade da farinha de linhaça para a indústria alimentícia

2. Farinha de Chia

Já a farinha da semente de chia conta com, em média, 42,1 gramas de carboidratos. Essa é uma farinha low carb proveniente de uma planta herbácea (chia), consumida há milhares de anos pela humanidade.

A semente é extremamente rica em ômega 3 e fibras. O que a torna um excelente antioxidante, podendo ser usada em diferentes produtos alimentícios. 

Como, por exemplo, pães funcionais, sopas, bolos, refogados, vitaminas, iogurte, granola e até panquecas.

Inclusive, pesquisadores brasileiros registraram recentes experimentos importantes com a benefícios da chia na produção de emulsificante para sorvetes. 

Ou seja, atuando como um substituto de gordura vegetal, maionese e até requeijão.

Isso só é possível devido à formação do gel depois que a semente é hidratada em água.

 Leia também: Indústria de alimentos: tendências e oportunidades com chia

3. Farinha de Girassol

A farinha de girassol é mais uma das opções de farinhas low carb provenientes de uma semente. Ela é obtida por meio da moagem dos grãos de girassol torrados. 

Rica em fibras, cálcio, vitamina B, vitamina E, ferro, fibras, fósforo, magnésio, potássio e zinco. Para se ter uma noção, uma colher de sopa de farinha de girassol tem cerca de 1,4 g de carboidratos, 13 kcal, 1,9 g de proteína e 0,1 g de gordura.

Essa farinha é uma excelente alternativa para o preparo de pães, bolos, tortas doces e salgadas, sucos, vitaminas e cereais.

 Leia também: Pepita de girassol: panorama de crescimento do mercado

4. Farinha de semente de abóbora

Por fim, a farinha de semente de abóbora é uma das mais favoritas na alimentação saudável.

Afinal, em média, a semente de abóbora conta com 14,71 gramas de carboidratos. E ainda, tem grande quantidade de ômega 3, um ácido graxo essencial aliado do coração. 

Sendo assim, pode ser usada na produção de saladas, snacks, torradas, pães, sopa, caldos, sucos e iogurte. Ou seja, é considerada extremamente versátil, podendo ser aplicada em diferentes produções de alimentos.

Continue se aprofundando no assunto!

Como vimos, as farinhas low carb são fundamentais para dietas que priorizam a redução de carboidratos, permitindo que os consumidores alcancem seus objetivos de forma mais fácil.

Portanto, a indústria que fornece alimentos low carb adquire uma vantagem competitiva importante, visto que será capaz de alcançar, com qualidade, a demanda atual.

Uma boa maneira de acrescentar essas opções na sua produção é por meio da personalização de farinhas e mix de grãos

Essa prática estratégica permite que se desenvolva produtos altamente ricos em nutrientes, melhorando a qualidade final. 

Isto é, a personalização colabora com a criação de produtos diferenciados e adaptados às necessidades específicas dos consumidores. Com isso, possibilita atender a diversos perfis nutricionais e preferências alimentares. 

Para entender como oferecer essas soluções inovadoras e funcionais, clique no botão abaixo e realize o download gratuito do nosso e-Book sobre o assunto. 

Guia personalização de farinhas e mix de grãos