A busca por uma alimentação mais saudável e equilibrada tem aumentado a procura por alimentos funcionais, que além das funções nutricionais básicas, também trazem benefícios para a saúde. O gergelim é um deles.
Utilizado em diversas receitas, ele está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e nas lavouras. Mas esse crescimento não aconteceu de um ano para o outro, mas sim, fruto de um investimento a longo prazo.
Nos últimos 10 anos, a produção de grãos de gergelim aumentou 20 vezes em comparação com o nível de 2010 e está se tornando uma alternativa vantajosa para os produtores.
Continue a leitura para saber mais sobre a produção de gergelim e os benefícios do grão para a alimentação humana. Vamos lá?
O aumento do cultivo de gergelim no Brasil
No Brasil, é comum que o gergelim seja plantado durante a Segunda Safra (também conhecida como safrinha), onde o cultivo é realizado após a safra da soja, do milho ou do algodão. O ciclo é curto, por volta de 90 a 100 dias, o que possibilita essa rotação. Dessa forma, ele se tornou uma opção lucrativa para os produtores.
A produção de gergelim na safra 2019/2020 cresceu 123% com relação à safra 2018/2019, passando de 41,3 mil toneladas para 95,8 mil toneladas em apenas um ano. Com a maior parte da produção sendo cultivada no Centro-Oeste, mais precisamente, no Mato Grosso, o grão possui boa tolerância à seca e consegue se adaptar a diferentes condições climáticas.
A cultura de gergelim é promissora, porém, algumas melhorias ainda são necessárias para diminuir as perdas durante o processo do cultivo. Por isso, investimentos em pesquisa estão sendo feitos visando o melhoramento genético e tecnológico para diminuir as perdas durante a colheita e melhorar a qualidade dos grãos.
Na CISBRA, ele é encontrado nas seguintes versões:
Além disso, o grão também compõe a lista de ingredientes de algumas pré-misturas de panificação, como a de pão 7 grãos e a de 12 cereais.
A produção de gergelim voltada para o mercado internacional está em expansão nos últimos anos e nós fazemos parte desse crescimento. Desde 2020, a CISBRA incentiva o plantio do gergelim no Mato Grosso — estado que concentra a maior parte da produção de gergelim do país — e implantamos uma unidade em Água Boa (MT) voltada apenas para a exportação dessa matéria-prima.
Com isso, a exportação de gergelim é mais uma commodity em alta no mercado internacional, consolidando o agronegócio como uma das principais setores da economia brasileira.
Os benefícios do gergelim na alimentação humana
O gergelim pode ser utilizado em diversas receitas doces e salgadas, como pães, biscoitos, molhos, temperos, tahine (pasta de sementes de gergelim utilizada na culinária do Oriente Médio), saladas, barra de cereais, entre outras.
Ele pode ser consumido in natura e na forma de farinha ou óleo de gergelim. Por ter um sabor suave e realçar o sabor dos alimentos que o acompanham, a semente é um ótimo complemento para as receitas.
O grão não possui glúten e é um alimento rico nutricionalmente, com a presença de ômega-9, ômega-6, proteínas, fibras, ferro, zinco e minerais, como cálcio, magnésio e fósforo. Desse modo, o gergelim também pode ser consumido por pessoas celíacas e com sensibilidade ao glúten.
Para mais conteúdos como esse, confira o blog da CISBRA!