Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.

Confira os principais grãos que ajudam na imunidade

Confira-os-principais-graos-que-ajudam-na-imunidade

A busca por saúde, bem-estar e qualidade de vida, levou a sociedade a pesquisar e identificar importantes benefícios nos alimentos de origem vegetal. Nesse sentido, os grãos se destacam por apresentarem em sua constituição, proteínas, minerais e fibras, benéficas ao bom funcionamento do organismo.

Do mesmo modo, esse alimento pode ser usado como matéria-prima na produção da indústria alimentícia, mantendo satisfatoriamente as propriedades preventivas e restauradoras. Por esse motivo, elaboramos um artigo para apresentar as opções que contribuem para o aumento e manutenção da imunidade. Boa leitura! 

 

Qual a diferença de grão, semente e cereal?

Inicialmente é preciso esclarecer que grãos, sementes e cereais não tem o mesmo significado e são divididos em três grupos com características distintas, considerando a fisiologia, modo de consumo e as propriedades nutricionais. Por isso, é importante esclarecer as qualidades de cada um, confira:

 

Grãos

Em linhas gerais, os grãos são os “frutos” colhidos em um sistema de plantio, servindo como matéria-prima para a produção de outros alimentos. Desse modo, os pontos avaliados são as propriedades físico-químicas e as indicações de uso após o processamento. Entre os mais consumidos estão: soja, feijão, ervilha, quinoa, grão-de-bico e lentilha.

 

Sementes

É a parte da planta equivalente ao óvulo maduro, ou seja, que ao ser germinado, desenvolve novas plantas e alimentos, como, por exemplo: chia, linhaça, gergelim, semente de abóbora e girassol. Muito importantes para a saúde humana, esses produtos apresentam altos índices de ácidos graxos como ômega 3, 6 e 9, além de minerais e vitaminas. 

 

Cereais

O terceiro alimento do grupo vegetal é o cereal que pertence à família das gramíneas e quando cultivado fornece espigas ou bagos comestíveis, entre eles: trigo, aveia, milho e arroz. Vale ressaltar que os principais benefícios nutricionais estão a presença de fibras e proteínas. 

Desse modo, podemos concluir que o grão é a semente que o cereal produz no fim do ciclo produtivo, enquanto a semente se trata do grão produzido antes da germinação. 

 

Benefícios do consumo de grãos para saúde

O aperfeiçoamento das pesquisas e estudos envolvendo os benefícios dos grãos para a saúde humana contribuíram para auxiliar milhares de pessoas a mudarem os hábitos alimentares e assim, equilibrarem as funções orgânicas e evitarem algumas doenças crônicas. 

Um dos estudos desenvolvido pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (CDC) nos Estados Unidos, avaliou os resultados do consumo de grãos integrais em pessoas com doenças cardiovasculares e câncer. Na pesquisa, foi identificado que para cada porção de 16 gramas do alimento consumido, houve uma redução de 7% no risco de morte dos pacientes, ou seja, quanto maior a ingestão, menores as ocorrências fatais. 

Esse é apenas um dos vários exemplos, comprovados cientificamente, para demonstrar que a adoção de uma alimentação saudável, combinada a prática de atividades físicas são fundamentais para a saúde humana. 

 

Quais os grãos que ajudam a melhorar a imunidade?

A fim de contribuir para o conhecimento dos grãos que podem ajudar na melhoria e manutenção do sistema imunológico, elencamos exemplos que se destacam pelos altos teores nutricionais, confira:

Amaranto:  alimento rico em antioxidantes, vitaminas A, C e E, além de minerais como o selênio. Esse grão atua no fortalecimento das células do sistema imunológico e diminui as chances de desenvolvimento de algumas doenças. 

amaranto

Uma curiosidade sobre o produto é que foi popularizado em 1985, quando a NASA utilizou o grão na alimentação dos astronautas. A escolha foi resultado da capacidade do amaranto conservar as propriedades nutricionais por um longo período. 

 

Chia: o grão se popularizou pelos valores nutricionais já que uma porção com duas colheres (28 gramas) contém 3,8 gramas de proteína e 126 miligramas de cálcio. Além disso, é rica em ômega 3, fibras, ferro e antioxidantes. Esses elementos contribuem no controle do colesterol, triglicerídeos, pressão arterial e ação anti-inflamatória, impactando no equilíbrio da imunidade. 

Chia

 

– Gergelim: outra opção saborosa e nutritiva para quem deseja inserir grãos na alimentação. O produto é rico em ômega 6 e 9, proteínas, fibras, magnésio e zinco. Assim como as outras opções elencadas, o gergelim favorece o equilíbrio de diversas funções do organismo, entre elas: sobrecarga física, controle de colesterol no sangue, saúde dos ossos e tecidos humanos. 

Gergelim

 

– Grão-de-bico: para se ter uma ideia dos valores nutricionais do produto, 45 gramas desse grão contêm 18% do valor diário recomendado para ferro e 26% de zinco. Ele também é responsável por favorecer o desenvolvimento de massa muscular, controle de glicemia, função intestinal e na formação das hemoglobinas do sangue.

Grão de bico

 

– Quinoa: Com expressiva quantidade de proteínas, cálcio, ômega 3 e 6, a quinoa se destaca ainda pelo percentual de ferro. Uma porção de 45 gramas tem 5,9 miligramas do mineral, correspondendo a 45% da quantidade diária ideal para o organismo. Desse modo, é fundamental para a imunidade, além de prevenir anemia, osteoporose e retardar o envelhecimento humano.

quinoa

 

Os produtos citados fazem parte do portfólio de alimentos comercializados. Saiba mais sobre nossas soluções acessando o site

Quer conhecer as infinitas possibilidades em mix de grãos, flocos e farinhas? Baixe agora o nosso catálogo! | Baixe o catálogo | CISBRA