Os benefícios da chia se popularizam em vários países, já que a sociedade está procurando modificar os hábitos alimentares, consumir ingredientes mais saudáveis e com propriedades funcionais.
A alta diversidade de aplicações da semente na alimentação contribui para que a indústria alimentícia invista em novos preparos. Dessa forma, é possível encontrar itens que vão da geleia até biscoitos e pães.
Desse modo, no artigo a seguir, reunimos informações nutricionais sobre a semente e os benefícios de investir em novos preparos para panificação. Acompanhe o texto e fique bem-informado.
Qual a origem da chia e por que é considerada um superalimento?
Existem diversas pesquisas acadêmicas sobre a chia, semente encontrada em uma planta chamada Salvia hispânica e consumida junto com o milho, feijão e amaranto. Desde o século XVI, por povos nativos da América Central e do Sul.
Outra informação que comprova o reconhecimento das comunidades ancestrais sobre os efeitos positivos da semente no organismo, era o uso da chia como oferenda para as divindades, em forma de agradecimento pela saúde.
Com o passar dos séculos e a evolução das pesquisas no setor de alimentos foi confirmado que a semente contém vários nutrientes, como:
- Proteína;
- Ácidos graxos (ômega 3 e 6);
- Fibras solúveis;
- Vitaminas;
- Sais minerais.
Inicialmente, o produto começou a ser consumido in natura, misturado com outros alimentos, como iogurtes, vitaminas e saladas de frutas.
A cada ano são criadas mais opções para o uso da semente, encontrada atualmente em pudins, smoothies, geleias e farinha.
Como a chia pode ser aplicada no setor de panificação?
O pão é um dos alimentos mais consumidos em todo mundo, e no Brasil não é diferente.
Assim, o levantamento anual realizado pela Abimapi destacou que o setor alcançou quase um milhão de toneladas na produção de pães, representando um faturamento de R$12,7 bilhões.
Nesse sentido, outro dado relevante foi verificado na regulamentação de novos alimentos da União Europeia, permitindo que a chia moída seja adicionada na produção de pães, em até 5%.
Portanto, o uso da semente integral, moída ou usada em mix de farinhas integrais são algumas das aplicações possíveis no segmento de panificação.
Na avaliação dos especialistas em nutrição, a inclusão de alimentos funcionais, como a chia, enriquecem a dieta.
Isso porque contêm substâncias capazes de melhorar expressivamente o fluxo intestinal, reduzir a absorção de gordura pelo organismo e prevenir doenças crônicas e o envelhecimento precoce.
Benefícios da chia no mercado de panificação
Os valores nutricionais da chia podem ser considerados o principal benefício para o mercado de panificação.
Por isso, incluir a semente na linha de alimentos é um investimento relevante, já que atende à demanda crescente dos consumidores por pães funcionais.
Além disso, em função da capacidade produtiva em larga escala, a panificação industrial pode aproveitar para testar novas receitas com a semente, como:
- Pães;
- Bolos;
- Torradas;
- Bolachas, entre outras.
No mercado internacional, a chia já é utilizada para polvilhar as massas que vão ao forno, resultando em uma crocância muito saborosa.
Em contrapartida, pode substituir o ovo na produção de pães, lembrando a característica particular de produzir uma substância gelatinosa quando adicionada em água.
E também, ao ser moída e adicionada ao preparo, funciona muito bem como aglutinante nos produtos assados. Complementando a série de vantagens, a semente processada não contém glúten.
Quais os fornecedores mais recomendados do mercado?
A produção de grãos integrais deve seguir uma série de manejos agrícolas para alcançar o melhor nível de qualidade do produto.
Com esse entendimento, a CISBRA, empresa nacional com 30 anos de experiência no setor, oferece opções de processamento de grãos, nos quais a chia está presente. Conheça quais são!
Granolas para panificação
As granolas são desenvolvidas a partir da mistura de cereais, sementes, flocos, farinha e farelos empregados na indústria alimentícia, com o diferencial de oferecer opções customizadas (escolhidas pelo cliente).
Pré-misturas
São produtos elaborados para facilitar a produção de pães, bolos, brioches, pão de forma, croissant, entre outros.
Vale destacar que essa linha apresenta várias vantagens para fabricantes do setor de panificação:
- Redução nos custos;
- Maior rendimento;
- Formulação equilibrada dos ingredientes;
- Estoque com menos produtos.
Sem glúten
Para indústrias ou fábricas especializadas em produtos sem glúten, a CISBRA conta com grãos integrais manuseados em conformidade com as Boas Práticas de Fabricação.
Desse modo, evita contaminações e garante que os itens não contenham glúten.
Em resumo, os benefícios da chia no mercado de panificação atendem às principais necessidades da indústria alimentícia, já que também é possível adquirir as sementes in natura.
Clique aqui e conheça mais sobre o portfólio e as possibilidades oferecidas para sua empresa, inovando na criação de novos produtos.